João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

DUALIDADE ÚNICA DE JOLENE LAI

Migrando entre a realidade e a fantasia, as luzes e as sombras, o fantástico e o mundano, o delicado e o profano, seu trabalho sugere uma releitura da realidade, daquilo que acreditamos ser verdade.


Jolene Lai eleva a capacidade do espectador de levantar perguntas sobre o que realmente está acontecendo em suas criações. Por detrás de sua técnica brilhante que migra entre pintura em óleo e mídia mista em papel de aquarela existe um mundo fantástico que duela entre a luz e a sombra, contrasta com a realidade, a ultra realidade e o surreal.

jolene-lai8.jpg

Vivendo e trabalhando atualmente em Los Angeles, o mundo que esta artista de Singapura nos mostra é estupendo. Suas intenções criativas geram um mundo de conto de fadas coexistindo com um mundo sombrio e obscuro que eleva seu trabalho na escala criativa. Se fosse só pela técnica que aplica a suas ideias já seria muito relevante.

Lai10.jpg

Uma criança num pântano aparentemente procurando por alguma coisa. Nas bochechas dois corações o que revela a simplicidade e a inocência infantil que é caracterizada também pelo seu traje. Olhando mais atentamente, no fundo tem um navio afundando o que revela a sombria realidade da pintura: a luta da criança que representa a inocência, a doçura, aquilo que temos de mais importante tentando fugir da morte, da destruição do desaparecimento completo num pântano qualquer de uma selva remota.

Lai6.jpg

Jolene Lai também usa de situações absurdas contrastando com um mundo de revelações, indagações psicológicas são feitas através de seu interesse na coexistência da luz e da sombra, do alegre e do triste, da realidade e da fantasia o que resulta num trabalho esquisito, sem sentido que difere da técnica e seus motivos, algo como Mark Rayden que tem uma técnica finíssima e delicada mas ao mesmo tempo pinta realidades absurdas e obscuras.

Jolene-Lai-After-Midnight-detail-2013-photo-copyright-of-the-artist.jpg

Uma mulher puxa uma corda que a levará até o que parece ser seu filho ou um menino qualquer que foi sequestrado e agora está sendo mantido no cativeiro por esta mesma mulher. Grande parte da pintura mostra a mulher praticando uma ação cotidiana. Mas o que na verdade está acontecendo é muito mais assustador do que se pode imaginar.

beside you.jpg

Sua técnica de pintura remete ao ultra realismo mas também incorpora aspectos da fotografia e do design gráfico assim como a cinematográfica alienação construída através da composição da pintura para expor sua intenção, sua realidade. Permita-se entrar no mundo de Jolene Lai e presencie o absurdo naquilo que já é conhecido, naquilo que pode estar acontecendo na casa ao lado, com pessoas que você acredita conhecer. Deixe-se levar pelo seu processo criativo e pela plasticidade de sua técnica impecável para um conto de fadas urbano, mundano e muitas vez profano.


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //João Ricardo