João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

lourenço mutarelli - uma vida em HQ

Aqui eu amo a minha solidão e o silêncio é muitas vezes o meu idioma. Onde fermento palavras. Aqui eu posso calar em português, minha língua.


Quando criança, chegando na adolescência, queria ser desenhista de quadrinhos. Depois percebi que gostava mais de animação e até comecei um curso de desenho animado mas não dei continuidade. Cresci lendo Chiclete com Banana de Angeli e outros autores. Colecionava edições, corria na banca para comprar edições especiais, álbuns e afins. Adorava mesmo este tipo de arte. Pena que a mídia só publicava o que era mainstream trabalhos como os de Lourenço Mutarelli não eram divulgados, entre outros autores igualmente talentosos.

desgracados_des.jpg

Foi a pouco tempo que vi um programa na HBO chamado ‘HQ – Edição especial’ que conheci o trabalho de Mutarelli. Fiquei abismado com sua arte tanto na parte técnica como na narrativa altamente psicológica e em certo ponto autobiográfica.

Transusbstanciacao.jpg

É estranho como as situações acontecem. Eu estou lendo um livro e quando comecei a lê-lo não sabia nada sobre o autor mas o título me chamou a atenção: A arte de produzir efeito sem causa’. Só depois do quarto capítulo que percebi que se tratava do trabalho literário de Mutarelli.

IR04_0001.jpg

O mais interessante é o começo da ‘carreira’ se é que posso qualificar assim, destes artistas de quadrinhos e de muitos outros. Fotocópias, mão sujas de carbono, horas sem fim de trabalho ininterrupto, muita vontade, pouco dinheiro mas uma meta, um foco naquilo que realmente gostam de fazer, não importando as circunstancias e as dificuldades que acabam por destruir muitas mentes brilhantes antes que seus trabalhos possam ser deliciados pelo público.

desgraçados_lourençomutarelli_raiolaser_banner.jpg

Foi com lágrimas nos olhos que assisti todo o documentário que tinha outros desenhistas também lutando contra as adversidades que o Brasil impõe para a produção artística, por algum motivo incompreensível. Vale a pena assistir e saber mais sobre estas pessoas que começam fazendo cópias em preto e branco no fundo de casa e acabam, por puro mérito pessoal, fazendo de sua prática uma maneira de viver e de se sustentar financeiramente.

d1701e30b39773ef62e43b269e264dc4.jpg

O roteiro que escreveu chamado ‘O cheiro do ralo’ foi adaptado para o cinema e ganhou alguns prêmios como o ‘Prêmio Bandeira Paulista de Melhor Filme’, ‘Prêmio da Crítica e Menção Honrosa ao Elenco’ e ‘Melhor Filme Estrangeiro’ no Beverly Hills Film Festival – EUA. O filme é fantástico.

selton-mello-e-lourenco-em-o-cheiro-do-ralo.jpg

Segundo Mutarelli, não suporta mais o mundinho rotulado e todo o hype que envolve o mundo dos quadrinhos.Está fazendo mais ilustrações e atuando na área literária. Devido a uma dificuldade que o acompanhou e até mesmo o inspirou por muito tempo, passou a fazer de seus trabalhos autobiografias, exteriorizando seus demônios internos através de seus personagens e de seus maravilhosos insights sobre a vida cotidiana. Altamente recomendado.


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //João Ricardo