João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

LUGARES RECICLADOS

Lugares antes esquecidos agora se tornam atrativos através da arte intrigada do colaborativo VORTEX-X.


VORTEX-X A Arte de intervenção urbana sempre me chamou a atenção pela sua intensidade e bravura na sua execução. Transformar o ambiente em que vivemos, muitas vezes pintados de tons de cinza sem contraste nem forma é uma arte que vale a pena ser considerada.

vortex3.jpg

Quando encontrei este “coletivo” que fazia das ruas uma intrigada teia de conexões e ligações externas e internas entre os transeuntes que por ali transpassavam admirados, estarrecidos pela intrigante forma de arte performática sim na sua realização, paravam e se admiravam com tamanha beleza e fluidez entre a arquitetura do local e a forma que os artistas encontraram de relacionar sua arte com o local, criando um ambiente que poderia ter sido concebido na sua forma original arquitetônica.

vortex-1.jpg

Linha por linha, um nó depois do outro, as formas começam a aparecer respeitando a forma do ambiente em questão. A progressão do processo pode ser percebido em sua totalidade, do começo ao fim e essa característica do processo torna a intervenção ambiental mais pessoal, coloca o público dentro do processo de criação fazendo-o parte da peça artística em si.

vortex2.jpg Os lugares escolhidos não foram a esmo. Monumentos esquecidos, lugares inóspitos cheios de memórias as vezes nem tanto agradáveis, partes da cidade desocupadas, prédios velhos que despovoados, desertos, são cheios de arte tridimensional que enriquece esses lugares dando-lhes vida. De uma simples forma geométrica inicial a um complexo de linhas meticulosamente arranjadas, o trabalho do grupo Vortex-X traz a vida de volta a monumentos antigos, esquecidos transformando-os em algo novo, cheio de vida, revigorados pela arte que incita a vida que faz as pessoas se intrigarem com a complexidade simplis das linhas que transformam os lugares em pura arte, sem precisar de uma reforma incisiva ou de destruição para a construção do novo que já está ali, da melhor forma possível: através da arte.

vortex4.jpg


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 10/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //João Ricardo