João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

a impossibilidade do corpo

Movimentos inusitados de um corpo que parece estar caindo. Vagas lembranças de um tempo que se congelou, imune a tudo aquilo que o faz deteriorar.

Todos os movimentos foram capturados sem a adição de efeitos o que torna este trabalho ainda mais interessante. A captura da improbabilidade destas cenas acontecerem na vida real por estarem fora de esquadro, deturpadas de alguma maneira. O resultado alcançado é ótimo pelo fato do artista estar capturando uma fração do movimento das pessoas.

4.jpg

Os movimentos capturados mais parecem ser feitos por atletas de ginástica olímpica e sempre remetem a falta do senso humano de percepção do corpo em diferentes estados de movimentos o que transcende a própria realidade do que se entende por corpo.

Estes estados do corpo só podem ser percebidos através da fotografia que permite congelar um momento em particular no tempo, este agora distorcido e revisto ao ponto do questionamento da própria realidade.

2.jpg

O artista conseguiu produzir uma série de trabalhos de alta precisão que transmite a uma ideia de suspensão da realidade, característica essencial da fotografia e também lembra do conflito entre o que é real e intrínseco do corpo humano e o que é pura arte. 

O trabalho de Marcus Palmqvist captura o declínio do corpo físico de uma forma insípida e surreal o que faz o seu trabalho ser ainda mais corajoso. Ele usa modelos de moda para serem retratadas em circunstâncias que deturpam a condição da normalidade desta sociedade vil e fugaz.

5.jpg

O corpo retratado aqui destoa do ideal social robotizado. Percebesse ainda uma pitada de surrealismo se pensarmos no fato de estes atores pertencerem ao mundo da moda e por estarem vestidos como se estivessem em um desfile de moda. Toda as cenas das fotos deste trabalho são praticamente inconcebíveis sem a lente da arte fotográfica o que torna o improvável, real.

Ao mesmo tempo que estão vestidos apropriadamente, raramente se vê um rosto neste trabalho o que perturba pela incapacidade de identificação que o ser humano tem em relação a face. Cria uma atmosfera de suspensão da realidade em todos os sentidos e exalta ainda mais o maravilhoso trabalho que a fotografia pode oferecer a seus amantes.


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// //João Ricardo