João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

prosopopeia em cerâmica de ronit baranga

Nenhuma tecnologia deve ou vai tomar o lugar do afeto e da presença humana. O mais avançado robô será apenas um robô, a mais avançada forma de comunicação sempre será apenas uma mídia e o ser humano sempre será o que sempre foi...humano.

Xícaras e chaleiras ganham uma versão humanoide nas esculturas de Ronit Baranga. A artista mescla jogos de cerâmica, normalmente utilizados para servir chá para seus colegas numa tarde de Domingo, com partes de seres humanos criando peças ímpares e surreais, em uma prosopopeia desfigurante e alucinógena.

1.jpg

Seu trabalho foi exibido inicialmente no festival de design de 2007 da Designboom em Londres, que trouxe mais de 500 peças de 163 artistas em ascensão de 35 países. Desde então o trabalho desta Israelense evoluiu até o ponto em que o espectador não consiga distinguir entre vida e natureza morta.

A prosopopeia de Ronit Baranga empresta partes humanas a jogos cerâmica e estes emprestam ao ser humano o que o jogo de chá representa: uma vida amena, sem muitos revezes, um lugar onde podemos sentar, descansar e conversar com nossos amigos num ambiente amigável, agradável e acolhedor.

7.jpg

Partindo do princípio que a personificação aqui gira em torno de jogos de chá, a intensão da artista foi pegar um elemento bem cotidiano e presente na vida da população e atribuiu-lhe características humanas bem específicas. Ronit Baranga escolhe situações que refletem o lado amigável, o afeto do ser humano em que xícaras e bules se abraçam, se beijam e se completam denotando a ideia de companheirismo e familiaridade.

Depois de ter visto seu trabalho, fica muito difícil tomar um chá com seus amigos da mesma forma. As peças de cerâmicas sempre vão parecer outras, elas sempre vão parecer reflexões de uma humanidade esquecida, embaçada e desesperadamente necessária.

8.jpg

O ser humano tem perdido o tato, sentido principal expressado pelo trabalho da artista. Atualmente não se da as mãos, se manda um SMS, não se encontra cara a cara para conversar, se encontra pelo Skype, não se conversa pelo telefone, mas por serviços de mensagem que destoam daquilo que a humanidade tem de melhor. o calor humano.

Nenhuma tecnologia deve ou vai tomar o lugar do afeto e da presença humana. O mais avançado robô será apenas um robô, a mais avançada forma de comunicação sempre será apenas uma mídia e o ser humano sempre será o que sempre foi...humano.

 

 


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //João Ricardo