João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

aberrações da moda de salvjiia

Retratando modelos da moda como seres bizarros deformados, a artista faz uma crítica a tudo aquilo que é tido como bonito pela mídia e pela indústria da moda.

“Eu dei à luz a um anjo e foi maravilhoso” diz Salvia sobre sua carreira até agora. Com essa afirmação Salvia se refere a uma colaboração online feita em conjunto com outro artista Constantine. “A ideia por trás desta colaboração é que anjos desceram na terra e implantaram um ovo em mim para que eu desse à luz a esse ovo na terra.”

1251613.jpg

Desde sua infância no norte do país de Gales, Salvia frequentemente usava a imaginação para conseguir viajar para outros lugares, procurando outras realidades diferentes daquela que percebia. A vida em sociedade no País de Gales pode ser muito entediante e cinza para pessoas que tem a facilidade de imaginar outros mundos e outras realidades.

Salvia tem uma imaginação voltada para a realidade fantástica onde dá à luz criaturas distorcidas, parecidas com aliens, uma mistura de humanos e extraterrestres que agora passam a habitar a terra em busca de novos padrões de realidade, de novas experiências.

1251614.JPEG

Suas criações são elaboradas através da moda, fashion design, o que faz com que suas distorções pareçam mais humanas, vivas e reais. Ao mesmo tempo que suas roupas e acessórios poderiam ser vistos numa passarela parisiense, outras partes da fantasia remetem ao lúdico, ao extraterrestre, ao novo, àquilo que pode vir a ser.

Em alguns casos, suas criaturas possuem uma característica que é particularmente humana. A vida. Mesmo sendo capaz de dar à luz, estas criaturas ainda parecem ser de outro planeta e a alusão ao esquisito e ao bizarro fica mais nu através das características humanas que a artista dá a suas criações surreias, fazendo com que elas pareçam ainda mais assustadoras.

1251615.JPEG

“Minhas seções fotográficas parecem com o realismo fantástico e o teatro, mas ao mesmo tempo mantém traços da realidade que podem ser reconhecidos pelo público, lembrando-nos que estas criaturas podem ser reais e verdadeiras. Eu acredito que o avanço tecnológico rápido e incontrolável vai ter um impacto na evolução humana que pode ser ameaçador, mas também bonito e positivo.”

1251616.JPEG

O trabalho de Salvia tem base na crítica social. O contraste entre o que é Fashion e o que é alien pode ser interpretado como uma crítica a sociedade da aparência. Retratando modelos da moda como seres bizarros deformados, a artista faz uma crítica a tudo aquilo que é tido como bonito pela mídia e pela indústria da moda. Seu trabalho mostra que tudo o que é considerado Fashion não passa de aliens que aterrissaram em nosso planeta em busca de novos povos para colonizar e, mesmo que tenham uma certa semelhança com os humanos, são evidentemente diferentes e parecem ameaçadores e distópicos, assim como a maioria daquilo que aparece na mídia.

 

 

 

 


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //João Ricardo