João Cefali

Criador criativo de criações aleatórias

O imaginário fantástico sombrio de Nicoletta Ceccoli

A relação entre contos de história para crianças e terríveis conexões entre este mundo e o imaginário infantil é a premissa básica para saborear o trabalho de Nicoletta Ceccoli.

O realismo fantástico do mundo imaginário infantil colide contra o lado negro da mente humana, caracterizado por símbolos facilmente identificados. Uma pitada de desespero e ficção engloba todo seu trabalho que usa claros símbolos do imaginário infantil para representar essa doentia relação entre o que é inocente e aquilo que é sombrio.

Ceccoli4.jpg

Todas as coisas da natureza detém essa dualidade cósmica que pende para um dos lados dependendo do nosso ponto de vista. O ser humano também é duramente afligido pela luta cósmica entre o bem e o mal que reside dentro de nós.

“I want my work to be simultaneously funny and macabre, pretty and violent — a mix of repulsive and delectable.”, diz Nicoletta Ceccoli. Esta afirmação reflete bem a dicotomia entre o belo e o grotesco impressa em seus trabalhos. Esta relação pode ser percebida em todo fenômeno que assola o ser humano, interior ou exteriormente.

nicoletta-ceccoli-just-dessert.jpg

Mas nem tudo está perdido. Apesar de refletir sobre tudo aquilo que há de mais medonho e terrível, Nicoletta Ceccoli ainda procura retratar através de sua arte tudo aquilo que está dentro dela e, ao mesmo tempo, pretende despertar no espectador a curiosidade para procurar nos símbolos pintados algo que está independente a toda sua intenção, a artista procura despertar a curiosidade no espectador para encontrar algo mais em seus trabalhos e não só aquilo que está implícito.

Seu trabalho lembra Mark Ryden. Assim como ele, sua técnica é impecável. Infinitos layers de tinta que são incorporados através desta técnica quase obsessiva-compulsiva. O mais importante em seu trabalho são as ideias e tudo aquilo que a artista quer passar com sua arte. A técnica não é só uma maneira de transcrever suas emoções mas está intimamente relacionada com seus conceitos e suas metáforas delirantes.

As-I-promised-you.jpg

Uma certa parte de seus trabalhos representa a criação de monstros e a relação do ser humano com eles. Esses monstros podem ser seus medos e aflições. Colocando para fora de alguma maneira, a artista se liberta de ser devorada por eles. Alguns de seus trabalhos são em parte metafísicos e muito subjetivos, já outros são bem diretos na sua maneira de se relacionar com o espectador.

Em todo seu trabalho, Nicoletta Ciccoli luta contra seus demônios e desafia a própria consciência. Suas frustrações e falhas levam ao pintar e depois de prontos, seus trabalhos refletem toda sua luta e todo desafio que a artista encarou para pintar suas telas. Esse tipo de arte é bem individual e serve para livrar a artista de tudo aquilo que a está corroendo por dentro.

NCeccoli-True-Blood.jpg

 


João Cefali

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //João Cefali