momentos suspensos

Sobre aqueles momentos que marcam e dilatam o tempo

Isabela Kayo

.

O experimento cinematográfico de Sigur Rós

Depois de lançar o álbum Valtari, Sigur Ros teve a brilhante ideia de “doar” suas músicas para gente talentosa fazer vídeo. Abriram uma competição cuja única proposta da banda para os vídeo makers era criar o que viesse em sua mente.


A banda islandesa lançou em 2012 uma competição que gerou grandes frutos. Convidaram cineastas e fãs para criar um vídeo das músicas do álbum Valtari, o que gerou 834 vídeos, dos quais 16 foram selecionados como oficiais. A ideia era fazer o que viesse a mente quando escutassem a música. Segundo a banda, os video makers tiveram total liberdade para fazerem o que quisessem.

"Nós nunca quisemos que nossa música viesse com a responsabilidade de um sentimento pré-programado. Nós não queremos dizer a ninguém como se deve ou o que se deve sentir. Com os filmes, nós não tínhamos literalmente ideia do que os diretores iam fazer. Nenhum deles sabiam o que o outro estava fazendo, então possivelmente teremos vídeos interessantes." – Sigur Rós, maio de 2012

Entre os vídeos selecionados temos um pouco de tudo, desde um pouco de humor negro até danças contemporâneas sensíveis aos olhos. Separei esses dois em especial para esse artigo.

Sigur Rós - Fjögur píanó from Sigur Rós Valtari Mystery Films on Vimeo.

Um é o "Fjögur Píanó" (Quatro pianos) de Alma Har'el que já tinha dirigido vídeos para Beirut antes. Seu trabalho é reconhecido por ser expressado através da dança moderna, paisagens e pela sua habilidade de criar imagens equilibradas entre emoções que doem no fundo do peito e que são ao mesmo tempo agradáveis e graciosas. Particularmente, meu preferido.

Sigur Rós - Ég anda from Sigur Rós Valtari Mystery Films on Vimeo.

Também temos o humor bizarro de Ragnar Kjartansson, que retratou a música "Ég anda" (Eu respiro) um clipe-instrutivo de como desengasgar homens, mulheres grávidas e bebês. Vale a pena conferir pela experiência.

Sigur Rós: Fjögur Píanó from Sigur Rós Valtari Mystery Films on Vimeo.

O vídeo ganhador é também da música "Fjögur Píanó", de Anafelle Liu. É simples, de baixo orçamento, mas com um conceito vivaz, que o faz ganhador. Pois, quando se sugeriu fazer o que viesse a mente, se nota que todos os diretores transformaram suas expressões em formas sensitivas, em uma necessidade de sinestesia. Nesse ponto, esse vídeo merece mesmo ser o ganhador.

Todos os vídeos podem ser vistos no site http://www.sigur-ros.co.uk/valtari/videos/


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/// @destaque, @obvious //Isabela Kayo