monólogos diálogos e discussões

Encontros (e desencontros) de ideias, coisas, pessoas, literatura, psicologia e cinema.

Luana Peres

Ser livre, leve e aberta as possibilidades. Já foi finita. Hoje, através dos seus escritos e delírios, preserva a pretensão de ser infinita e poder transformar o mundo

Mãe, você me ama?

Percebendo que eu estava magoada e distante, meu filho escreveu uma carta pedindo desculpas e perguntando se eu ainda o amava. As pessoas costumam dizer que amor de mãe é incondicional. Assim, não importa o que seu filho faça, ela sempre o amará, pois é mãe. Isso é verdade?


tumblr_lkeiaxv4QZ1qjze95o1_500.png

Nos últimos dias fiquei chateada com meu filho por ele, entre outras coisas, mentir. Percebendo que eu estava magoada e distante, me escreveu uma carta pedindo desculpas e com uma pergunta colocada da seguinte forma:

Você ainda me ama?

a)Sim

b)Não

Meu filho deveria saber que uma mãe não seria tão concisa. E, levando em consideração que a mãe em questão sou eu, deveria saber que teria uma longa resposta...

Filho, eu te amo mais do que amo qualquer pessoa no mundo. Foi assim quando nasceu e será assim até o dia que eu morrer. É pensando em você que enfrento tudo, todos os dias. É pensando no seu futuro que estudo e ainda trabalho, MUITO.

Quando erramos ou traímos a confiança de alguém corremos o risco de perder a companhia desta pessoa. Às vezes, mesmo amando muito, podemos escolher ficar longe de quem nos magoou por um tempo. E com isso quero dizer que, mesmo magoada e distante, jamais deixarei de te amar.

No entanto, levando em consideração que o amor incondicional de uma mãe não deve bastar, quero que saiba que espero de você algumas atitudes. Atitudes estas, que faço questão de listar:

mtx-felicidade.jpg

Você precisa aprender que amizade é algo muito importante. Você terá muitos amigos durante sua vida e terá o dever der ser leal e agradável com todos. Deve saber que muitos deles passarão e lembrar-se, principalmente, dos amigos que ficarão pra sempre: Seus pais.

Precisa praticar a honestidade, a humildade e a educação com TODAS as pessoas e em TODOS os lugares.

Deve ser verdadeiro, autêntico e criativo. Estudar, trabalhar e, sobretudo, estudar e trabalhar com o que AMA.

Deve ser doce com os mais novos, tolerante com os mais velhos e justo com todos.

Espero que ceda seu lugar, ofereça seu ombro, carregue uma mala pesada, regue flores, peça desculpas e plante árvores. Você deve lutar, mas jamais agredir alguém, seja com palavras ou socos. Você pode sorrir e até gargalhar, mas jamais deverá fazer isso as custas do sofrimento do outro.

Jamais sinta prazer ao ver alguém ferido ou chorando. Mesmo que esta pessoa tenha te ferido ou te feito chorar, ajude.

Seja diferente!

bons-habitos2.jpg

Você pode e deve ser feliz. Cantar, dançar, pular, correr, deitar, viajar, ler, ver filmes, sair com os amigos, namorar, jogar, dormir. Você precisa saber que pode tudo, contanto que nunca se esqueça de AMAR e RESPEITAR o próximo. Aliás, você não só deve amar e respeitar a todos, como pode e deve exigir o mesmo dos outros.

Você precisa querer um mundo melhor.

Precisa saber lutar por isso.

Você deve cuidar para que todos tenham seus direitos garantidos e sejam tratados com dignidade.

Terá que respeitar seus mestres, obedecer seus superiores, ouvir os mais velhos e, sobretudo, ter coragem, sabedoria e bons argumentos para contrariá-los quando for necessário.

Você deve ser HUMANO. Respeitar os ANIMAIS. Cuidar da NATUREZA.

Jogar o lixo no lixo. Respeitar os sinais. Economizar água e cuidar da VIDA, em todas as suas formas.

Você vai crescer e, provavelmente, fumar, beber, dirigir em alta velocidade, viajar sem dinheiro, experimentar drogas, transar com desconhecidos, fazer tatuagens e falar alguns palavrões.

Precisa saber que seus pais, apesar de terem feito as mesmas coisas, JAMAIS aprovarão qualquer atitude que coloque a sua vida em risco.

Por isso, use preservativo. Respeite o limite de velocidade. Fique bêbado e peça um táxi. Tenha sempre uma reserva de dinheiro. Carregue documentos e celular. Não tatue o nome de ninguém. Não xingue quem não conhece. E, por favor, tente não usar drogas!

Quero que seja grato por tudo que tem e ambicioso o suficiente para correr atrás de tudo o que deseja.

Você não precisa casar e ter filhos, mas pode se apaixonar por quem quiser e construir a família que desejar.

Não é para fazer papel de besta, hein? Mas também não vá fazer ninguém chorar.

Você precisa e deve saber que não podemos ter medo de começar. No entanto, você deve ter certeza que pode sustentar o que iniciou.

tumblr_ll8tg3ngd51qi3chko1_500.jpg

Saiba que, pais não são bons exemplos o tempo todo, mas se esforçam para sempre serem os melhores.

Você é capaz de sonhar e realizar. Pensar e criar. Planejar e fazer.

O mundo é seu e a vida é sua, mas se não viver através do respeito e do amor não será ninguém e não terá nada.

Por isso precisa aprender a se defender.

Falar. Escutar. Partir. Ficar. Recomeçar.

Eu sei que ainda sou mais filha do que mãe, mas posso garantir que, seguindo estas recomendações, não te amarei só pelo dever que tenho de te amar incondicionalmente, mas também pelo que cativou em mim:

Inspiração para viver.

Filho, por você eu viveria e morreria quantas vezes fosse preciso. Por isso a minha resposta para sua pergunta é:

Alternativa A


Luana Peres

Ser livre, leve e aberta as possibilidades. Já foi finita. Hoje, através dos seus escritos e delírios, preserva a pretensão de ser infinita e poder transformar o mundo .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Luana Peres