monólogos diálogos e discussões

Encontros (e desencontros) de ideias, coisas, pessoas, literatura, psicologia e cinema.

Luana Peres

Ser livre, leve e aberta as possibilidades. Já foi finita. Hoje, através dos seus escritos e delírios, preserva a pretensão de ser infinita e poder transformar o mundo

O desafio de (não) usar maquiagem

Nos últimos dias sua timeline bombou com selfies de mulheres que aceitaram o “desafio” de postar sua foto sem maquiagem e sem filtro, certo? Entenda porque não usar maquiagem é um desafio para a maioria das pessoas.


jennifer-lopez-69451.jpg

Nos últimos dias tenho sido desafiada por colegas a postar uma foto sem maquiagem ou filtro.No começo, confesso que achei meio bobo. Mais uma campanha sem sentido, pensei. Porém, ao refletir sobre o que há por trás do tal desafio, não só entrei na "brincadeira" como resgatei algo que já havia escrito há um bom tempo.

Antes de continuar, dá uma olhada nesta campanha aqui.

Para mim, tirar foto sem maquiagem não foi nenhum desafio, até porque quase todas as minhas fotos são assim. Desde a adolescência, nunca fui muito fã de maquiagem. Pois, a ideia de parecer algo que não sou o tempo todo sempre me pareceu muito penosa. Me maquiar para ir a escola era um autoengano totalmente desnecessário, já que parecer perfeita todo santo dia é algo que poucos conseguem sustentar.

Lembro-me de uma colega que usava lentes coloridas na época da escola e que me fazia pensar “Por que diabos vou querer fingir todo dia que tenho olhos azuis e não pretos? Que sacrifício de merda é esse? Assim, assumindo minhas olheiras, espinhas e cravos, preservei o estojo de maquiagem para eventos especiais. E, foi assim, até que começaram as malditas (ou benditas) entrevistas de emprego, onde você deve parecer ser tudo que você não é...

Parem e observem as imagens. Mulheres, surpreendam-se ao saber que até as mais lindas atrizes são pessoas como nós por baixo de alguns gramas de pó.

famosas-sem-maquiagem-jennifer-love-hewitt-40649.jpg

famosas-sem-maquiagem-jessica-alba-29419.jpg

famosas-sem-maquiagem-katy-perry-32329.jpg

famosas-sem-maquiagem-keira-knightley-25434.jpg

famosas-sem-maquiagem-naomi-watts-24525.jpg

gwyneth-paltrow-72143.jpg

nicki-minaj-62728.jpg

O mercado exige uma imagem perfeita e quase impossível de se ter todos os dias até o fim da vida. Maquiada, no salto alto, jovem, segura, determinada e proativa. Uma autoenganação que se perpetua para fora dos muros escolares. E não que não saiba, ou que não existam mulheres que curtem e que sempre usam maquiagem com o maior prazer. Sei não somente que isso existe, como entendo, e também aceito, a escolha de cada uma delas. Assim, que fique claro, a escolha voluntária de se maquiar não é o alvo da minha crítica. Aliás, um parágrafo inteiro para demonstrar minha eterna admiração às mulheres que acordam trinta minutos antes só para passar protetor solar e se maquiar, enquanto eu estendo a função soneca do celular até não me sobrar mais nenhum minuto. Meus aplausos para aquelas que passam delineador com o trem em movimento, enquanto eu mal consigo me equilibrar entre o banco e a porta de saída. Cara, vocês são ninjas!

Barbie-by-Nickolay-Lamm-8.jpg

barbie_no_make_up2.jpg

Agora, o que quero pontuar e que me causa uma tremenda indignação é esta regra absurda de que funcionárias de determinadas empresas devam estar maquiadas durante o expediente de trabalho! De onde tiraram que, para uma pessoa parecer “saudável”, deve estar maquiada? Por acaso nascemos com as maçãs do rosto levemente (ou não tão levemente assim) coradas? Nossos lábios vieram com outra cor que não a da própria boca? E os olhos? Ao nascerem eles eram contornados e ainda contavam com uma sombra colorida?

Eu me recuso a aceitar que usar maquiagem seja item obrigatório dentro de qualquer lugar! Por acaso temos que parecer perfeitas o tempo todo para sermos competentes naquilo que fazemos? Qual a ligação entre um pó compacto e uma excelente atitude empreendedora? Entre lábios Mary Kay e uma atitude de liderança? Em que sentido cílios longos e curvos auxiliará nas minhas relações interpessoais? Alguém explica por que eu preciso parecer (artificialmente) saudável para conquistar uma vaga de emprego ou ser promovida?

E, detalhe, toda esta exigência muda de acordo com o lugar que está, ou seja, você nunca será "totalmente bonita" pois, o padrão de beleza impera em diferentes países de modo distinto e curioso:

http://www.hypeness.com.br/2014/06/mulher-e-photoshopada-em-paises-diferentes-para-comparar-padroes-de-beleza/

Por fim, chego a conclusão que, o mundo precisa saber que a beleza e a jovialidade de uma pessoa é mais do que os olhos podem ver. E, precisamos, o mais rápido possível, mudar isso! Porque eu, no auge da preguiça de esconder minhas primeiras e profundas marcas de expressão, continuo achando um absurdo praticar o autoengano todos os dias.


Luana Peres

Ser livre, leve e aberta as possibilidades. Já foi finita. Hoje, através dos seus escritos e delírios, preserva a pretensão de ser infinita e poder transformar o mundo .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Luana Peres