monólogos diálogos e discussões

Encontros (e desencontros) de ideias, coisas, pessoas, literatura, psicologia e cinema.

Luana Peres

Ser livre, leve e aberta as possibilidades. Já foi finita. Hoje, através dos seus escritos e delírios, preserva a pretensão de ser infinita e poder transformar o mundo

Animais no cinema: 12 histórias de amor

O cinema reproduz, ao longo dos anos, histórias emocionantes que relatam a ligação que se dá entre homens e animais a partir de diferentes perspectivas e contextos. Desde 1922, com a série Rin-tin-tin, até hoje, com o atual Belle et Sébastian, o que recebemos das grandes produtoras são materiais que nos fazem debulhar em lágrimas e amar ainda mais estes grandes e pequenos seres graciosos e companheiros.


Post4.jpg

O relacionamento entre homens e animais é antigo e, desde a Pré-História, encontramos vestígios de como este convívio é importante para ambos. Se, por um lado, os animais podem representar perigo e ameaça para o homem, por outro, podem, não só, serem úteis para o auxilio de algumas atividades, como também oferecer, segurança, proteção e amor.

terapia-com-animais-3.jpg

Uma prova disso, é este ensaio fotográfico de 1956, realizado por Francis Miller, fotógrafo da revista Life, com crianças internadas em um hospital universitário em Ann Arbor, Michigan (EUA). Um amor!

Ao falar sobre Terapia Ocupacional e a Utilização da Terapia Assistida por Animais (TAA) em Crianças e Adolescentes Institucionalizados, Chagas et al (2009) ressalta que os animais estão presentes tanto em nossa cultura, como em nosso cotidiano através do folclore, contos infantis, artes, desenhos, estampas de roupas e simbologias religiosas.

ashesandsnow7.jpg

Segundo o estudo, os animais são, além de companheiros de milhões de pessoas em suas casas, componentes importantes de trabalho, como: cães de guarda e farejadores, auxiliando, por exemplo, no combate ao tráfico de drogas.

Além destas ocupações, os animais ainda são utilizados pela ciência, como no caso “controverso” das cobaias, e também como artistas de diversão, atuando em circos, cinema e teatro. É válido lembrar que há discussões infinitas acerca da utilização de animais nestas últimas atividades, principalmente no que diz respeito ao modo como são tratados, sendo fundamental rever o papel do animal nestas atuações específicas, tanto em seus meios, como em seus fins.

Discussões à parte, o cinema reproduz, ao longo dos anos, histórias emocionantes que relatam a ligação que se dá entre homens e animais a partir de diferentes perspectivas e contextos. Desde 1922, com a série Rin-tin-tin, até hoje, com o atual Belle et Sébastian, o que recebemos das grandes produtoras são materiais que nos fazem debulhar em lágrimas e amar ainda mais estes grandes e pequenos seres graciosos e companheiros:

1. As aventuras de Pi (2012)

pi-vfx-3__130216015206.jpg

2. Cavalo de guerra (2011)

cavalo.jpg

3. O encantador de cavalos (1998)

scarlett-johansson-horse-whisperer.jpg

4. Marley e eu (2008)

Owen-Wilson-Marley-and-Me.jpg

5. Sempre ao seu lado (2009)

379233.jpg

6. King Kong (1976)

king-kong-1976.jpg

7. Poderoso Joe (1998)

28_midi.jpg

8. Instinto (1999)

dvd-instinto-instinct-1999-jon-turteltaub-7156-MLM5169380878_102013-F.jpg

9. Lassie - Heróis da Montanha (1951)

Lassie_Jon_Provost_1961.JPG

10. Rin-tin-tin (1922)

animals_A.jpg

11. Belle et Sébastian (2013)

877x658.jpg

12. O artista (2012)

Uggie-with-Bérénice.jpg

E você? Lembrou de outras histórias que nos fazem derreter de amor por estes amigos de patas?

REFERÊNCIAS

CHAGAS, José Naum de Mesquita et al. Terapia Ocupacional e a Utilização da Terapia Assistida por Animais (TAA) em Crianças e Adolescentes 56 Institucionalizados. 2009.


Luana Peres

Ser livre, leve e aberta as possibilidades. Já foi finita. Hoje, através dos seus escritos e delírios, preserva a pretensão de ser infinita e poder transformar o mundo .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Luana Peres
Site Meter