mosaico

Recorte de histórias a formar um composto textual

Ana Célia Ellero

Transformar o mundo real em palavras é utopia, mas escrevê-lo pode ser uma forma de, por alguns momentos, olhá-lo nos olhos.

Artista plástica faz sucesso vendendo chocolates pela janela de seu quarto

Promover sinestesias com os sabores e as imagens dos chocolates que elabora parece ser o objetivo da jovem artista plástica Iara Battoni, que realiza suas vendas através da janela de seu quarto, aberta diretamente para a rua.


janela azul.jpg

Agradar aos olhos e ao paladar, ou seja, provocar os sentidos de seus clientes: esse é o objetivo de “A Janela da Namoradeira – Doceria Criativa”, localizada no centro da cidade de Amparo, estância hidromineral que fica a 138 Km da capital paulista.

Instalada na janela de uma casa, cuja fachada se expõe diretamente para a calçada, esse empreendimento de propriedade da jovem artista plástica Iara Battoni, 27, inova ao misturar imagens com sabores dos ornamentos e quitutes elaborados por ela mesma, e que são vendidos pela janela de seu quarto. Através desta janela, decorada de forma colorida e com desenhos convidativos - brigadeiros, taças de chocolate, corações, pássaros, entre outros traços que remetem à meiguice do local –, Iara oferece aos clientes, moradores da cidade e turistas, palha italiana (em sabores diversificados que ela cria), brigadeiro, também em versões variadas, e chocolate frio ou quente – dependendo da estação do ano.

O “Namoradeira” que dá nome ao comércio se refere a um tipo de escultura muito comum do folclore mineiro, o qual se configura no busto de uma mulher que é colocado para decorar a janela. Iara comenta que algumas pessoas não entendem o porquê da palavra “namoradeira” e perguntam: “E quem é a namoradeira? Você namora muito?”.

Há alguns anos, Iara foi para o Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade de Artes e Figurino. Trabalhou como figurinista, assistente de figurino, aderecista, criou objetos cenográficos para cinema, teatro, TV, dança, circo.

Como Iara sempre desejou ter um empreendimento próprio e continuar a viver no Rio passou a ser impossível para ela, devido ao alto custo de vida que a cidade lhe impunha, em 2012, a artista decidiu retornar para sua cidade natal, Amparo. Sem ainda saber direito para que direção seguir, num dia em que estava pintando seu quarto, Iara observou a janela deste cômodo e a imaginou como um local de possibilidades: “Pensei: a janela é o que eu tenho, então, vou usá-la”.

Iara se deu conta de que aquela janela sempre provocava a curiosidade de muitos transeuntes, que chegavam a esticar o pescoço para ver o que havia dentro de seu quarto. Somando, então, sua formação de artista plástica com a experiência que havia adquirido no trabalho com chocolates artesanais, quando, na infância, ajudava sua mãe doceira, Iara decorou a janela e começou a fazer palhas italianas, o doce que inaugurou as vendas pela janela. Com o tempo, os outros doces passaram a compor o cardápio da doceria.

palha.jpg

bolo 02.jpg

Assim como os doces recebem bastante atenção no preparo e nas embalagens delicadas e coloridas que os acompanham, confeccionadas de maneira que cada detalhe demonstre todo o cuidado da artista, os arranjos que enfeitam a janela mudam ao longo do ano, sendo detalhadamente elaborados. O Natal, o Dia dos Namorados, o Dia das Crianças, entre outros, já inspiraram a decoração do local.

janela 01.jpg

menina.jpg

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Iara pode acessar a página no Facebook “A Janela da Namoradeira” ou enviar um e-mail para [email protected] A Janela fica aberta de quinta-feira a domingo, das 15h às 19h, na Avenida Bernardino de Campos, 304 – Centro, Amparo, quando o público é atendido pela proprietária, que faz questão de indicar com uma plaquinha no seu local de venda: “Aqui tem doce!”.


Ana Célia Ellero

Transformar o mundo real em palavras é utopia, mas escrevê-lo pode ser uma forma de, por alguns momentos, olhá-lo nos olhos..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Ana Célia Ellero
Site Meter