mosaico

Recorte de histórias a formar um composto textual

Ana Célia Ellero

Transformar o mundo real em palavras é utopia, mas escrevê-lo pode ser uma forma de, por alguns momentos, olhá-lo nos olhos.

Pintor mexicano explora estrutura tridimensional em suas telas

Elementos como luz e texturas aparecem de forma destacada no trabalho do artista que aproxima as pinturas de seus quadros a imagens fotográficas.


juan 01.jpg

O artista mexicano Juan Medina coloca em suas telas luz, cores, texturas, traços da arte gótica: enfim, atinge uma combinação que confere a seus quadros uma ideia de tridimensionalidade.

medina 01.JPG

medina 04.JPG

Há detalhes nas pinturas que se aproximam de imagens fotográficas, como o tecido no colo na jovem retratada na tela abaixo ou o rosto de uma das jovens no quadro com figuras de serpente e maçãs.

medina 07.JPG

medina 06.JPG

Alguns elementos das imagens parecem saltar das telas em direção ao espectador.

teste 01.jpg

teste 02.png

Personagens com asas aparecem frequentemente no trabalho de Medina, sugerindo um desejo de libertação da realidade imediata.

juan 11.jpg

teste 03.jpg

Há mais de duas décadas, o artista vem incorporando em suas pinturas técnicas e materiais que buscam a estrutura tridimensional do espaço virtual.

juan 09.jpg

hiper 09.jpg

teste 04.jpg

O trabalho de Juan Medina faz parte de uma vanguarda de artistas latino-americanos que têm sido reconhecidos internacionalmente de maneira ampla.

medina.JPG

Fontes de pesquisa: Becerril, Jorge Sánchez; sites: www.fineartandyou.com; www.taringa.net; entre outros.


Ana Célia Ellero

Transformar o mundo real em palavras é utopia, mas escrevê-lo pode ser uma forma de, por alguns momentos, olhá-lo nos olhos..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Ana Célia Ellero