música ao pé da nota

Apenas uma conversa sobre os sons que andam / ressoam por aí

Luciano Pontes

Músico, matemático, poeta, cinéfilo . Um pouco de cada falta em cada sobra. Vive viajando parado por achar que não é deste mundo.

  • maxresdefault.jpg
    Pink Floyd: os discos setentistas

    Pink Floyd se consagrou como uma das maiores bandas de Rock Progressivo do planeta. E sua história muita das vezes remete a roteiros cinematográficos e/ou novela mexicana. E na década de 70 houve um turbilhão de acontecimentos que definitivamente marcaram a trajetória da banda. Os seis discos setentistas e suas curiosidades são a prova viva disso.

  • westworld-vitrine-396x222.jpg
    Westworld: estamos brincando de Deus

    Westworld é a mais recente aposta da HBO. Baseada em um filme homônimo de 1973, a série traz temas sociais e filosóficos bastante contundentes em meio à nossa sociedade pós-industrial e como o ser humano está querendo burlar as leis naturais e "brincar de Deus".

  • 14212165_1769198509984768_2398501836811826994_n.jpg
    A casa de Ítallo

    Em seu primeiro disco solo, Ítallo nos convida para sua "Casa". A cada música, adentramos nessa residência onde as paredes são pintadas de histórias, de sentimentos, de arte. Já é um dos grandes nomes da música brasileira (sem rasgação de seda, rsrs)

  • ANDERS_AND_MIRJAM_ON_TERRACE_360703.jpg
    Oslo, 31 de agosto. A morte social e a depressão

    Joachim Trier, primo distante de Lars von Trier, mostra seu lado depressivo no longa Oslo, 31 de agosto. Filme norueguês, que fala sobre a morte social, o vício, a depressão, relacionando com as nossas escolhas. A fotografia saudosista, nos remete à concepção do personagem e suas questões existenciais.

  • dire-straits-communique-knopfler-19.jpg
    Communiqué (1979) - Dire Straits: Um passo em falso?

    A maioria das pessoas que você conhece, que escuta ou escutou alguma coisa sobre rock dos anos 70/80 já ouviu a música Sultans of Swing. Um clichê, o carro-chefe da banda britânica Dire Straits, que tem como frontman Mark Knopfler. Mas poucos conhecem sobre o disco seguinte, Communiqué, de 1979. Esse para muitos é o disco que mais revela a visão de Mark sobre o que o rodeava e como se sentia sobre seu sucesso repentino.

  • musica_e_cinema_-_reproducao.jpg
    10 filmes sobre música que você deveria ver

    Cinema e música. Duas artes que amamos. E quando estão juntas, aí realmente temos um carinho especial. Então aqui vão 10 filmes que falam desse casal maravilhoso, dos quais pelo menos 8 eu já me emocionei. Os outros 2 eu ainda não assisti sozinho (brincadeira!).

  • ruders.jpg
    Rudderless: O caminho de volta começa com um acorde

    Em seu primeiro filme como diretor, William H. Macy (Fargo) nos mostra o universo de um pai que após a perda dramática de seu filho, encontra forças através das composições deixadas por ele. Rudderless mostra um outro viés do luto, onde a música pode mostrar o que realmente as pessoas são e o que elas sentem, além de transformar quem as escutam.

  • springsteen-bruce-4fd980e84ebd0.jpg
    Nebraska: as histórias de Springsteen

    Em 18 de Setembro de 1982, nascia Nebraska, um dos álbuns mais sombrios e misteriosos de Bruce Springsteen. O álbum, gravado em sua maioria de forma caseira, mostrou ao mundo outro lado do The Boss, algo que grandes mestres como Bob Dylan, David Bowie conseguem fazer bem: surpreender os que esperam algo de marasmo em seus trabalhos.

  • ave-fenix-741729.jpeg
    Para poucos serem imortais muitos têm que morrer

    O tema sugerido por (pasmem!) por um professor de matemática, se torna um concurso. Alunos então postam várias visões sobre o tema. Tive a sorte de ser amigo desse professor e presenciar cada texto, cada explanação no Facebook. Alunos que, com suas visões, tentam imortalizar suas palavras. E por unanimidade, o melhor deles eu resolvi compartilhar com vocês aqui.

  • 12263828.jpeg
    Alphaville e o Alienista: As "prisões domiciliares" de luxo

    "As grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nessa prisão!" A música do "O Rappa" que se intitula "Minha alma ou A paz que eu não quero" mostra exatamente o que são essas prisões domiciliares "paz de fachada" protegida por um muro.

  • mafalda2.gif
    Educação libertária: longe dos parâmetros curriculares

    Nos tempos de ENEM, se perguntamos se a avaliação mede o que você apreendeu de fato ou o que, por processos mecânicos você tem "decorado". Se você quer realmente fazer o que vai fazer ou apenas está seguindo o padrão de qualidade de vida. Se você sabe o que realmente você sabe e, por incrível que pareça, diz saber.

  • 11082514_807430012680902_8226913238429313776_n.jpg
    Denilson Felix: O forró pode sim ser Otaku!

    Rock, animes e mangás são os pratos principais dos Otakus. Mas quem acha que o forró, que é um típico ritmo popular do Brasil não poderia invadir esse espaço, tá completamente enganado. Apresento Denílson Felix e o forró mais "nipônico" do planeta!

  • 10251941_930892500272379_23767505846457698_n.png
    O Frio intimista de Bruno Berle

    O cantor alagoano Bruno Berle, em seu primeiro disco intitulado "Arapiraca, Maceió, 2013" vem sendo pauta de grandes revistas especializadas sobre sua música com simplicidade e sofisticação melódica. Recentemente, Bruno lançou o clipe da música "O Frio", ficando entre as surpresas da semana ao lado de grandes artistas como Lucas Santtana, Emicida, Paulinho Moska, João Capdeville e Rafael Castro.

  • kpkpo.jpg
    Papai quero ser músico!

    Então um dia, você decide dizer ao seu patriarca que não quer mais fazer o que ele sempre desejou que você fizesse ou os quatro anos de faculdade foram por água abaixo e agora você quer viver apenas tocando, enchendo a vida dos outros de beleza. Menos pra quem queria que você fosse um advogado.

  • maxresdefault.jpg
    Hourglass: Amarante sobre o tempo e o espaço

    No clipe do segundo single do álbum Cavalo, Rodrigo Amarante explora a ideia do tempo e da provocação interna entre o processo de escrever uma canção, mensurando todo espaço entre o duo e a razão de sermos "animais rituais"

Site Meter