não matarás

O hediondo e banal

Paola Rodrigues

Concorda com Salinger, todos batem palmas pelas razões erradas

No Dia do Leitor, inspire-se

De todos os prazeres da vida, ler é sem dúvida um dos que disputam o topo da lista. 7 de janeiro é o Dia Do Leitor, então nada mais conveniente que uma lista com 7 livros que você deveria ler pelo puro amor a palavra.


Books float on the street after a library on Rue Jacob, Paris is flooded during the Great 1910 Parisian Flood.jpg Livros espalhados pela Rua Jacob após a Grande Inundação de Paris em 1910.

Ler é um hábito de cura. Todos os momentos de minha vida em que estive triste, abatida, um pouco desanimada com a realidade, algumas dezenas de páginas e uma história me levaram para outro mundo, ajudaram na compreensão de sentimentos e me proporcionaram boas horas de prazer, depois disso, tudo estava resolvido.

Mario Quintana constatou "O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê", e só os apaixonados pelo cheiro de um livro novo, que sentem a alegria de uma capa dura e somam horas não dormidas para terminar mais de 500 páginas vão inegavelmente concordar.

A você, Caro Leitor, faço esta lista de títulos que possuem temas completamente diferentes um do outro e baseada na pura experiência de leitura e não tem nenhuma pretensão de ser uma seleção culta e clássica, não quero apontar os melhores livros que não estão na lista dos mais vendidos, porque ao contrário do que muitos acham: se é o mais vendido, não é de todo ruim. Gosto de não ter como opinião que o mundo é burro e eu sou a inteligente, então, vamos respeitar todos os livros e deixar as máscaras para outro dia. A lista é indicada para dias chuvosos de tédio, uma leitura descontraída depois de um longo dia de trabalho ou para quem faz longos meses que não lê nada para puro entretenimento.

As-Crônicas-do-Gelo-e-Fogo1.jpg Guerra dos Tronos, primeiro livro.

As Crônicas de Gelo e Fogo

Nosso mundo é regido por política, uma sociedade afundada em seus costumes e crenças, sendo enganada constantemente, como peões num jogo de xadrez e Westeros não foge de tal realidade. Podemos afirmar que nas Crônicas de Gelo e Fogo temos um mundo tão rico quanto o nosso e com personagens complexos que contam a história de uma Terra banhada em sangue, política e paixão.

Dragões, famílias destruídas e erguidas por conspiração, magia e lendas, o mundo que R.R Martin constrói é fantástico e irá lhe proporcionar muitos dias de questionamentos. No Brasil já foram lançados 5 livros da série que se iniciou em 1996 e só agora ganhou o amor do público. A HBO também produz uma série televisiva baseada na obra, que você pode acompanhar enquanto segue sua leitura.

A-Desconstrução-de-Mara-Dyer.jpg

A Desconstrução de Mara Dyer

O que aconteceu com Mara Dyer? Esse é o grande questionamento deste New Adult e para você que leva em seu coração preconceitos com o gênero, por favor, abaixe o dedo antes de apontar, este título merece a leitura. Mara Dyer acorda num hospital e descobre que sua melhor amiga, namorado e colega estão mortos. O que houve? Só Mara pode responder tais perguntas, mas como saber se ela não lembra nada?

A trama do livro segue para a descoberta do segredo de Mara e assistimos a personagem entre a loucura e a sanidade, vivendo num mundo cheio de fantasmas e flashs do que realmente aconteceu naquela terrível noite.

Apesar de carregar certa carga de preconceitos por parte da comunidade mais tradicional - eu mesma já tive minha cota de aversão - os New Adult não são de todo terríveis e malignos, no pior dos casos você pode ler, se divertir, passar belas horas numa história e não contar para ninguém, sem manchar a reputação.

A-Felicidade.jpeg

Felicidade

Felicidade foi o romance mais triste que já li. Com muito esforço me arrastei pelas páginas, curiosa com a história de Nonnita, uma dançaria na miséria que conversa com os mortos, do outro lado temos os Gambús, mafiosos e imorais que em algum momento na narrativa se encontram com nossa jovem, numa Barcelona do inicio do século XX, cheia de contradições politicas e uma diferença social gritante.

Apesar de ter terminado o livro com muito esforço e ter pensado em desistir várias vezes, aconselho que você termine e não pule nenhuma página. Lluís-Anton Baulenas é conhecido por seu talento em descrever épocas com a sabedoria de um historiador e temos aqui uma bela mostra do talento. Talvez este seja a indicação mais improvável: um livro chato, que você terá dificuldade para ler, mas como quase tudo na vida, o final vale a pena.

Lavoura Arcaica_livro.jpg

Lavoura Arcaica

Este não é um livro, é uma obra de arte, daquelas que qualquer um devia apreciar com uma bela caneca repleta de algo quente, algum chocolate e o peito aberto. Provavelmente uma das narrativas mais lindas que li na vida, é a junção do lírico com o épico. Temos quase uma poesia fluída que nos aponta Raduan Nassar como o mais puro artista.

André é de uma família libanesa radicada no Brasil, tendo sido criado nas duras penas do Patriarcado, finalmente ele se deixa ir e abandona a vida que levava para descobrir o mundo. O que vamos encontrar é na verdade uma busca muito mais profunda, é André encontrando a si mesmo enquanto luta com a moral e o novo.

Incesto, poesia e paixão.

113678424SZ.jpg

O Oceano no Fim do Caminho

Neil Gaiman é meu escritor preferido, já que acredito que qualquer um que escreva histórias para crianças e chegue à moral humana com tal destreza deve no mínimo ser um gênio. Sim, eu leio muito contos infantis, eles não carregam em si a bagagem de tentar ser algo grande e por si se tornam majestosos.

Em O Oceano no Fim do Caminho temos a descrição do poder da lembrança, que histórias do passado podem sim ganhar vida própria, se mantendo sempre à margem do presente, com tantas ramificações que se transformam numa teia de aranha propensa a sempre nos pegar. Gaiman narra uma mitologia única e o título faz total sentido.

capa-livro-um-dia.jpg

Um Dia

Todos devem me achar uma louca, como pode de Nassar pular para um livro de romance adolescente e agora chegar a algo como isto? Releia o aviso se você pensou isso: é uma lista sem pretensão e Um Dia é um belo romance sobre duas pessoas que viveram uma vida juntos, mesmo estando longe.

Passei boas horas com Dex e Emma, um casal perfeito que se faz real quando não ficam juntos desde o inicio. Invejo as pessoas que encontraram o amor na primeira tentativa, mas a verdade é que as vezes temos que infligir dor aos outros e a si mesmo até compreender o real significado do verbo e nesta história de David Nicholls tudo isso é colocado para que você contraia um vicio até terminar a última frase.

Em busca de um final feliz.jpg

Em Busca de Um Final Feliz

Eu daria um beijo em Katherine Boo se me fosse permitido. Beijaria, abraçaria e dividiria uma caneca de chá, de tão gratificante foi ler sua obra, que tocou profundamente em conceitos e me deixou mais humana e ciente de que a ficção imita a realidade, então as tristezas mais profundas dos livros existem em algum lugar nesse mundo que não nos pertence.

Aqui temos a mais dura realidade de Annawadi, uma favela situada na Índia, onde a esperança é uma agulha perdida em desigualdade e miséria, temos a pior exemplificação do que é a globalização e o real significado da segregação causada pelas castas.


Paola Rodrigues

Concorda com Salinger, todos batem palmas pelas razões erradas.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/recortes// @destaque, @obvious //Paola Rodrigues
Site Meter