não vale o sopro

Não há nota de rodapé que note.

obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?

Associação dos Professores de Literatura

Coletivo de professores e articuladores da literatura cria a APL - Associação dos Professores de Literatura.


apl copy.jpgDepois de uma pequena forçação de barra dizendo que Porto Alegre iria parar e que haveria um manifesto cultural de importante relevância, surpresa: Porto Alegre não parou. Mas não nos preocupemos. Parte boa (e não 'boa parte') dos professores de literatura da região parou. Parou, investigou, julgou e agiu.

A manhã de sábado do 14 de abril começou singela. Professores de todos os cantos - de cursinhos a universidades federais - foram chegando e apresentando, nem tão singelamente assim, suas opiniões diante da discussão sobre o que fazer com o ensino de literatura no país. Falou-se no ENEM, nos vestibulares da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e da PUC(RS), na prova da SEC-RS (Secretaria Estadual de Educação), na abordagem e método de ensino da disciplina (aí maiusculamente) Literatura nas escolas, etc. Falou-se bastante.

Mas tantas falas e observações não foram em vão. Com uma média básica da situação da conjuntura atual (do país - e não apenas do estado), o grupo decidiu agir: formou a Associação dos Professores de Literatura (provável APL) para agitar e defender a Literatura e a literatura na construção do nosso ensino.

Contando, por enquanto, com 17 integrantes e uma comissão provisória coordenada por Luís Augusto Fischer, a (provável) APL soa como uma gota de esperança aos professores desacorçoados e, amigos, não promete pouco.

*Publicado no blog Pepino em Conversa


Lucas Reis Gonçalves

Lucas Reis Gonçalves é poeta e articulador cultural. Novo-hamburguense morador da capital gaúcha, foi finalista do Prêmio AGEs de Literatura com o seu primeiro livro, Se soubesse o que dizer, diria em prosa (Paco Editorial, 2011), e, através dele, criou, juntamente com o músico Dado Vargas, um novo projeto de declamação poética: Eletropoeteria. Lucas nasceu em 1990 e atualmente escreve para sites de literatura (públicos e independentes)..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// //Lucas Reis Gonçalves