nati nogueira

Para que o mal prevaleça basta que os bons façam nada. Edmund Burke

Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo.

Não é pelos 20 centavos

Será que a ascenção do compartilhamento de informações (via internet)realmente despertou o coletivo social? Talvez as reivindicações sejam genuínas, porém expressadas de maneira contraditória. O mundo está mudando, mas não começa com acertos.


20centavos.jpg

Pintando o rosto, ela apressa a amiga:

- Vamos! Devemos estar na Paulista antes das 19h. Pegue as "tintas de palhaço", coloque-as na bolsa, lá poderemos vender a quem não tem.

Em resposta:

- Não sei se dará tempo. Onde posso estacionar o carro? Tenho medo de que acabem destruindo! Se isso acontecer, meus pais vão me matar. Também, não seria pra menos, não faz nem um mês que o compraram pra mim.

- Não se preocupe. A sete ruas da área principal tem uns garotos que vendem doces no sinal. A gente dá uns R$50 e eles tomam conta. Já deixei o carro novo da minha mãe naquele lugar. É supertranquilo.

- Você entrou no grupo do Face pra saber qual a manifestação de hoje?

- Nem entrei. Meu Iphone está sem bateria e eu passei a tarde toda escolhendo os sapatos pra minha formatura. Temo não encontrar mais aquele Louboutin...

- Ok, depois pensamos nisto. Deixe a sua chave com o porteiro, a nova faxineira vem hoje...pegou as ervas? Vai ter comemoração depois...

Simultaneamente a este evento, a tropa de choque se prepara pra mais uma noite de caos...

- Tenente, quais são as instruções pra hoje?

- Quer terminar rápido e ir pra casa? Disperse todo mundo com o lacrimogênio! Não machuca, irrita, cega temporariamente e faz com que a multidão se esvaie.

- As ordens "de cima"não eram pra "descer o cacetete"?

- Eram sim, mas só nós, que estamos no corpo a corpo sabemos a necessidade para que essas manifestações aconteçam em nosso país!

Fez-se silêncio total. E um olhou para o outro e riu largamente a quem quisesse ouvir. Ao mesmo tempo, Maria, dona de uma barraquinha de cachorro-quente no Centro, se apressa.

- Guarde tudo, filha. Vamos! Depressa! Se quando eles chegarem, ainda estivermos aqui, perderemos o que nos custou quase toda a vida pra construir.

Moral da história:

Cada grupo acha que luta por uma causa, mas no final, não encontram motivos para o que fazem. O Banco do Brasil está inteiro, a Caixa Econômica Federal também, no entanto, os ingressos da Copa 2014 serão vendidos. Vai faltar pra quem queira! Ninguém vai desligar a TV na hora do BBB, muito menos na hora da novela. No final, mas bem no final, mesmo, era pelos vinte centavos, mas a voz do Galvão Bueno vai mudar tudo.

desculpe.jpg


Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// //Natália Nogueira