nati nogueira

Para que o mal prevaleça basta que os bons façam nada. Edmund Burke

Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo.

Funk Ostentação. A moda.

A moda utilizada pelos maiores ícones do Funk Ostentação no Brasil. O que ela representa? É uma questão quase que pessoal e impossível de não ser observada.


mcguime2.png

Negando a culturalidade da moda, não inerente ao homem, intrínseca em sua expressão, Baudrillard aponta o estudo da moda como fútil e desnecessário. Já, Lipovetsky, vê em sua observação, a necessidade humana de diferenciação social e imposição hierárquica.Ainda na idade Média, a efemeridade sígnica da moda quase que baniu a estratificação social, visto que era possível imitar. Dentro deste contexto, podemos apontar o sistema musical como ditador da moda pela necessidade de diferenciação dentre todas as camadas e tribos.

Mc guime 3.png

Observando o chamado “Funk Ostentação”, o estilo de adorno rico em materiais preciosos, como ouro, diamantes e assinaturas de grandes marcas misturadas ao popular da tribo de hip-hop norte-americana. Seria uma maneira de diferenciação e auto-afirmação da conquista material e elevação de estatus e de camada social abastada e consumidora de arte proveniente de fundadores, artistas e entrenetedores? Ou será que é apenas um modo de se mostrar uma inclusão totalmente participativa ao sistema capitalista?

mc-guime-por-lucas-limas.jpeg

Muitos dos artistas representantes do estilo são ícones de suas comunidades por terem vencido as condições sociais desfavoráveis e ocuparem as classes mais altas, levando em consideração o poder aquisitivo. Muitas pessoas são contra esta representação, por estimular a revolta e , consequentemente ao crime. Por outro lado, alguns acham que é uma expressão cultural que merece respeito pelo movimento. E você? Acha que é uma maneira de representar uma conquista de seu espaço ou transformação em um produto capitalista?

Assista a um clipe do MC Guime e confira o estilo. Logo depois, veja a resposta de um artista ao movimento musical. tire suas conclusões se puder!

https://www.youtube.com/watch?v=gyXkaO0DxB8

https://www.youtube.com/watch?v=4aJwV8cWxDM


Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @obvious //Natália Nogueira