nati nogueira

Para que o mal prevaleça basta que os bons façam nada. Edmund Burke

Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo.

O grito primal de Tears for Fears

Com o lançamento do disco, o grupo emplacou três músicas nas paradas de sucessos do Reino Unido: Mad World, Pale Shelter e Change. O que levaria a banda à contramão do pop, com seu new wave aparentemente desconexo, ou nonsense? A teoria em que se basearam para compor as obras: Grito primal.


tears-for-fears1.jpg

A banda britânica Tears fos fears estreou com o álbum The hurting, em 1981. Sua formação de ínicio era composta pelo tecladista Ian Stanley, o baterista Manny Elias, o baixista Curt Smith e pelo vocalista Roland Ozarbal. Com o lançamento do disco, o grupo emplacou três músicas nas paradas de sucessos do Reino Unido: Mad World, Pale Shelter e Change. O que levaria a banda à contramão do pop, com seu new wave aparentemente desconexo, ou nonsense? A teoria em que se basearam para compor as obras: Grito primal.

TearsforFears_612_div_.jpg

Segundo o psicanalista Arthur Janov, criador da terapia, o ser humano deve reviver a dor sentida na hora do parto e na infância para expulsá-la de maneira física, em forma de gritos e urros. Ainda jovem, Roland Ozarbal se tornou um seguidor de Janov, de maneira a por em prática sua teoria nas letras das músicas e nas melodias. O interesse pelo assunto surgiu para entender sua infância difícil por ter sido abandonado pelos pais. O mesmo aconteceu a Smith, o primeiro a se integrar à banda, portanto, a admiração pelo método foi imediatamente compartilhado.

ArthurJanov.jpg

Arthur também tratou Yoko Ono e John Lennon, logo após sua saída dos Beatles. Steve Jobs também foi influenciado pelo estilo de terapia, entretanto, há controvérsias sobre o terapeuta que se dispôs a atender o fundador da Apple. Vejamos a letra da canção Mad World, do álbum The Hurting. A referência aparentemente não é uma representação literal, mas há indícios da convivência familiar sob a visão de uma criança, sobre o condicionamento social imposto na infância, as atitudes corriqueiras de um adulto em relação à criança. Vamos notar.

JohnEYoko.jpg

Mundo Louco Ao meu redor estão rostos familiares (Referência à família e à concepção de família diante da sociedade) Lugares estragados Rostos estragados (Referência aos problemas de modo geral, mas com indiferença) Claro e cedo para sua corrida diária (A rotina como válvula de escape da realidade) Indo a lugar algum Indo a lugar algum (Não há motivos para seguir às imposições sociais do modelo de vida, mais um vez a válvula de escape) E suas lágrimas estão encharcando seus óculos (Ainda há sentimento, no entanto, não há solução aparente aos problemas enfrentados fora do âmbito familiar e levados para dentro de casa. Aparenta apatia.) Sem expressão Sem expressão (Apatia) Escondo minha cabeça, eu quero acabar com meu sofrimento (Fuga da realidade. Sentimento de impotência) Não há amanhã Não há amanhã (Desesperança) E acho isso meio engraçado ( Irônico) Acho isso meio triste Os sonhos em que estou morrendo São os melhores que já tive ( Controvérsia quanto ao tempo da infância que é considerada o melhor período da vida de uma pessoa, e a indiferença por parte de quem deveria proteger e amar) Acho difícil dizer isso pra você Pois acho difícil de encarar Quando as pessoas andam em círculos (Imposição social da rotina aparentemente sem sentido, sem propósito) É um mundo muito Mundo louco Mundo louco Mundo louco Mundo louco Crianças esperando pelo dia em que sentirão bem Feliz aniversário (Referência às comemorações que mais significam no período da infância. É a celebração do momento único de uma criança) Feliz aniversário Feitas para se sentir da maneira que toda criança deveria (Confirmação da importância dos aniversários para uma criança) Sentar e escutar (Como a criança deve agir? Como os adultos mandam. Isto é baseado nos padrões sociais de boa conduta e dos padrões educacionais)

... A ideia central da música, nota-se, que é o reviver das dores sofridas na infância. Através da colocação das ideias. Deste modo, podemos encontrar referências da terapia iniciada por Janov.


Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @obvious, @obvioushp //Natália Nogueira