nati nogueira

Para que o mal prevaleça basta que os bons façam nada. Edmund Burke

Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo.

Meme: John Travolta perdido com raízes no 4shared

Da famoso esquilo psicopata, ao John Travolta se sentindo perdido em um lugar ou situação, as memes nos representam no mundo virtual e, muitas vezes chegam à nossa realidade. Foi assim que os Anonymous saíram do 4shared para as ruas.


JohnTravoltaPerdido2.jpg

Após a disseminação do vídeo que expôs uma cerimônia da igreja da cientologia, um grupo, até então, desconhecido resolve se manifestar contra a censura cedida judicialmente à igreja. Em dois de fevereiro de 2008, a frente de um centro da igreja, na Flórida, foi tomada por centenas de manifestantes que se autointitulam: Anonymous. O grupo surgiu como uma ação das redes sociais. Em 2003 passou a se articular em prol de suas ideias em fóruns, sendo o site 4chan, o mais utilizado desde então.

Anonymous1.jpg

Sobre o grupo, uma das integrantes, Farfalla, explicou, em entrevista, o verdadeiro significado da corporação. “O Anonymous não é um grupo fechado, mas uma ideia, e todos que compartilham dessa ideia são Anonymous e não do Anonymous.” A afirmação de Farfalla explica como o grupo usa do compartilhamento de ideias (inteligência Coletiva) para opor-se e manifestar-se contra as decisões dentro da sociedade atuante ou fora dessa realidade, porém com os olhares atentos sobre o que acontece em todo o mundo. Isso é impulsionado pelo advento da internet, o cérebro global. Para essa afirmação, Pierre Levy (2011,Fórum) diz: “... o cérebro global já é uma realidade. É a própria internet que conecta todas as pessoas. Os computadores e hiperlinks, nessa dinâmica, são os neurônios e sinapses desse cérebro global. Para Lévy, um dia todos poderão dar significados e inserir suas emoções à lógica numérica que compõe os sistemas operacionais.” Por meio desta nova dinâmica de compartilhamento, o mundo passa a se articular através da internet que, antes para respostas lógicas e não de ideias, transforma-se em um meio de dividir pensamentos e agregar a eles, conceitos recebidos através da rede.

Pierry2.jpg

EsquiloPsicopata.jpg


Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// //Natália Nogueira