nati nogueira

Para que o mal prevaleça basta que os bons façam nada. Edmund Burke

Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo.

Sororidade com homens de batom

Sororidade. A palavra está bem difundida atualmente, entretanto nem todas as mulheres sabem o que é. Mulheres? Sim. Sororidade é um chamado à união das mulheres. Pelo menos nos dias de hoje, mas têm homens de batom que fazem isso melhor que a gente.


rupaul_novo_programa_televisao_gay_logo.jpg

A palavra é relativamente nova e não está nos dicionários ainda, mas a prática, que é o sentimento de irmandade, fraternidade e união já é uma prática e uma quebra de paradigmas. Um deles: o de que as mulheres estão sempre competindo entre si, e o resultado final sempre é o discurso machista.

Pense em uma conversa que você tem com sua melhor amiga e, comentários negativos sobre outras mulheres surgem naturalmente: “ela se veste assim por que é fácil”, “só podia ser uma mulher no volante”. Até bordões existem para difundir a ideia de que nós mulheres somos inimigas.

Porém, graças às vertentes verdadeiras do feminismo e, até outras minorias, a palavra está ficando mais forte e presente.E um grupo que pode ser citado, sem dúvida, é a galera LGBTQ. Não que neste meio não exista sua concorrência, porém eles fazem questão de se mostrarem unidos e são solidários uns aos outros. Uma prova disto é o reality voltado à audiência, Ru Paul’s Drag Race, onde drag queens competem entre si para ganhar o título de próxima referência no meio.

Apesar do clima de competição, todos os participantes têm histórico de preconceito sofrido na sociedade em geral - este deveria, também, ser o motivo de união das mulheres em relação ao machismo. As artistas também têm uma relação de respeito ao apresentador, que nomeia o programa. Elas entendem a hierarquia como ode à precursora na luta pelos direitos dos homossexuais e,principalmente, daqueles que se montam como mulher.

O programa é de puro entretenimento, mas um olhar mais cauteloso pode quebrar paradigmas sociais e trazer um pouco de de solidariedade com o próximo, em especial ensinar às mulheres como serem irmãs umas das outras.


Natália Nogueira

Publicitária e pós-graduanda em semiótica, amante dos animais e da arte. Não sabe se aquietar e se arrisca a desenhar, pintar e cantar. Ama dormir e doces. Seu maior sonho é mudar o mundo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Natália Nogueira