noites na taverna

Opcional, já que tudo é relativo !!

Reizimar Muniz

Autora do livro de poesias "Eu, Moderno". Adora cinema, livros e amigos. (simples assim!)

Malala para a Paz

Porque a pena é mais forte que a espada !!!


Malala-Yousafzai-lying-in-001.jpg

Um dia 10 de outubro para entrar para a história: o Comitê Nobel oficializa a entrega do prêmio à Malala, 17 anos, para o Nobel da Paz "pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação", junta-se a ela o ativista indiano Kailash Satyarthi também premiado .

malala.jpg

Ela é a mais jovem ganhadora da história do Nobel. Esse posto foi ocupado anteriormente pelo físico australiano Lawrence Bragg, 25 anos.

Seu discurso na ONU é emocionante e verdadeiro. Sua história é de uma coragem e autonomia instigante para uma criança que deveria baixar a cabeça e ser mais um exemplo de vítima do mal do mundo!

Ela ficou conhecida por seu ativismo em favor dos direitos civis. Sua luta pelos direitos é especialmente voltada aos das mulheres do vale do rio Swat, pois as mesmas são proibidas, pelo Taliban, de ter acesso à educação escolar .

Com 13 anos de idade, Malala Yousafzai, escrevia um blog para a BBC, sob o pseudônimo de Gul Makai. Ela ganhou notoriedade por explicar como é viver sob o regime opressor do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP); as lutas para recuperar o vale, uma vez que foram forçadas a ir para a zona rural sob o regime militar; a proibição da educação de meninas que aconteceu entre 2003 e 2009...

Video do discurso de Malala, na ONU:

O resultado por toda sua notoriedade, vale ressaltar, não foi o ataque do TTP contra sua vida que ocorreu em 09 de outubro de 2009, mais um outubro em sua vida para ser lembrado (?). O resultado de sua luta, é a inspiração vinda da sua coragem, do seu arrepiante discurso na ONU. Também de sua luta contra homens armados e poderosos, sem ao menos levantar uma espada, apenas uma pena! Uma ideia simples que pode mudar o mundo: deixe-nos estudar, ter educação, ter livre arbítrio, livre pensamento!

Uma luta admirável, uma história arrepiante e um discurso incrível. Tudo isso vindo de uma mulher, uma criança sem grandes recursos. Um fato que nessa proximidade com o dia das crianças nos força uma reflexão sobre o futuro da humanidade: o que vai prevalecer? A pena ou a espada?

A educação é a verdadeira força motriz para um mundo melhor. A pena, sim, é mais forte que a espada quando conseguimos usa-la. Procure no Google e lá estará a vida completa dessa guerreira e depois olhem para si, para seu país e provoquem uma discusão dentro de si mesmo: qual sua arma para ajudar a mudar o mundo?


Reizimar Muniz

Autora do livro de poesias "Eu, Moderno". Adora cinema, livros e amigos. (simples assim!) .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @destaque, @hp, @obvious, @obvious_escolha_editor //Reizimar Muniz