Danilo Baldacini

A estética difícil eleva o espirito.
A excelência aparece no horizonte.

  • 640px-Meissner_effect_p1390048.jpg
    eletricidade

    As crianças sentadas ao redor da máquina de Wimshurst na Estação Catavento Cultural, próximo à estação Pedro II, na cidade de São Paulo, gritam maravilhadas com os relâmpagos gerados pela experiência. Mas a eletricidade não é tão complicada quanto parece. Não há magia em compreender e transformar esta tecnologia. Vejamos aqui formas mais sustentáveis de aproveitar essa natureza.

  • 640px-Graffiti_piece.jpg
    ARTE, EM SUA VANGLÓRIA

    Fato é que desde que Manet pintou por pintar, e chocou a sociedade com temas levianos, virou moda. E a culpa deve recair em gênios que encontraram como melhor solução esconder a temática séria em meio a frivolidade das recomendações de mecenas ou do Leviatã.

  • c2.jpeg
    REFORMA ORTOGRÁFICA

    Neste dia 31 de dezembro de 2012 terminaria a dicotomia idiomática no Brasil, mas na última semana, como outros países de língua portuguesa já prorrogaram a experiência, a reforma será concluída no dia primeiro de 2016. Portugal também ficara com o prazo entre 2015 e 2016, Cabo Verde para 2018, aproximadamente vinte e oito anos desde a origem do acordo.

  • 229958_368384049915321_80714697_n.jpg
    ARTE CULINÁRIA

    A intervenção artística efêmera é uma vertente pós-moderna da arte e a mais limpa. Mas ela existia bem antes de nos darmos conta – em meados do século XX – pouco depois da descoberta do fogo, quando o homem tirou sua primeira peça de carne ao ponto.

  • dmitri.jpg
    MENTE PERENE

    Ressurge a esperança de vida eterna e lúcida. A ciência está avançando e nos custa menos do que cobramos dela, que é nada menos do que a manutenção da inovação em tornar a vida humana mais confortável e extensa.

  • 18521.jpg
    PELO REQUINTE POÉTICO

    Mais importante que o conteúdo dos temas da poesia é a estética, para apartar os períodos estilísticos. Os primeiros escritos da civilização ocidental são poemas hexâmetros dactílicos – a obra atribuída a Homero; hoje há liberdade plena para escolher o padrão dos poemas. É da importância da estética difícil que se trata esse artigo.

  • levy-coletiva-11.jpg
    TED NELSON: HIPERMÍDIA

    Esta lenda viva da história da era digital aspira uma rede de computadores mais unificada e simplificada da perspectiva do usuário comum.

  • screenlg6.jpg
    JOGO: FENÔMENO ESTÉTICO

    Richard Wagner expandiu os limites da excelência na ópera porque tentava incorporar o melhor de todas as expressões artísticas em apresentações que exigem total entrega do público. Os jogos de computador e de vídeo acabaram tomando a frente desse ambicioso projeto de fusão das artes, e alguns dão sinais de estarem próximos a "magnum opus".

  • triforce.jpg
    MÁGICA NA OCARINA DO TEMPO

    “The Legend of Zelda: Ocarina of Time de Shigeru Miyamoto” é considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos. Está para os jogos eletrônicos como a nona sinfonia de Beethoven está para a música. Mas seus símbolos e enredo se assemelham a de outra obra musical de renome e excelência: “Die Zauberflöte. A Flauta Mágica de Mozart.”

  • perrier orphée devant pluton.jpg
    ORFEU

    Eis a lenda do maior músico, e um dos grandes aventureiros de quem não se passa a vida toda sem ouvir falar.

  • 0,,43094098,00.jpg
    REGISTRE-SE

    Há máquinas fotográficas em todos os lugares, espalhadas pelos bolsos da maioria dos cidadãos. Qualquer coisa extraordinária entrará para a história imagética. Mas e a beleza minuciosa da vida rotineira se permite registrar?

  • IMG_1063.jpg
    AMON TOBIN: IMERSÃO EM NUANCE

    Melodia complexa, temperamento bem definido e boa atenção aos detalhes são características da arte ostentada por Amon Tobin, DJ e produtor de música eletrônica. Inspiradora, para ouvir desde em casa estudando até na intensa experiência do sua apresentação muito visual.

  • alienacao parental.jpg
    A DESFRAGMENTAÇÃO DO PAPEL SOCIAL

    A falta de privacidade consentida é assustadora quando se toma uma consciência rasa dela, mas com certeza é um instrumento forte de coerção e pode trazer aspectos positivos. Conforme se perde o privilégio de esconder a diferença de tratamento entre os grupos sociais, é necessário encontrar um meio de ser aprovado por todos eles. Porque se, por exemplo, você não respeita sua família ou sua família não respeita você, há alguma coisa errada e a exclusão no trabalho vai ser questão de tempo.