Danilo Baldacini

A estética difícil eleva o espirito.
A excelência aparece no horizonte.

AMON TOBIN: IMERSÃO EM NUANCE

Melodia complexa, temperamento bem definido e boa atenção aos detalhes são características da arte ostentada por Amon Tobin, DJ e produtor de música eletrônica. Inspiradora, para ouvir desde em casa estudando até na intensa experiência do sua apresentação muito visual.


at-13.jpg(Foto de Mekuria Getinet)

A música eletrônica evoluiu muito desde o grupo alemão Kraftwerk, pioneiros dos sintetizadores. Em 1978 o disco Ambient 1: Music for Airports de Brian Eno é um marco que propôs um objetivo para o estilo e o clima que o som trouxe é leve, tranquilo, muito sóbrio. Depois, é claro, a Techno se ramificou. Essas características de ser vanguardista e experimental estão presentes em boa parte dos DJs, e a preocupação em não apelar e em chamar a atenção com uma batida impactante e estressante pelo simples acréscimo de batidas por minuto até hoje é também de muitos músicos. Mas juntar tudo isso a uma melodia envolvente e onírica é para poucos e Amon Tobin reúne os atributos citados e isso é mais que motivo suficiente para ser ouvido e conhecido.

De uns tempos pra cá ele tem ganho muito prestígio na Europa e América do Norte por ter desenvolvido trilhas sonoras de filmes, no documentário muito bom chamado Pax Americana, e de jogos eletrônicos, em Splinter Cell Chaos Theory, por exemplo. E muitos veículos de comunicação o tem criticado positivamente por sua turnê de 2011, intitulada ISAM, que é um espetáculo de bom gosto, muita tecnologia com um design original. E ao invés de usar samples, buscou e gravou sons próprios para esse projeto tão único. Amon-Tobin-Boulder-0174-.jpg(Foto de Jeffery Garland) Amon-Tobin-Boulder-0133-.jpg(Foto de Jeffery Garland)

Essa progressão visual e musical lembra a teoria da singularidade tecnológica. Essa busca por aprimoramento, a proximidade cada vez maior com o que poderia ser considerado melhor, é o que os pesquisadores querem, certo? E por procurar e gravar os próprios sons nessa nova fase torna a música eletrônica mais orgânica, mais viva. É a trilha sonora do mundo ideal. A percussão grave e discreta não tira a fluência, no entanto o ritmo é diferenciado e causa um desconforto imanente às novidades. A melodia é densa, forte e conduz a um pensar fora da rotina, explora mesmo o dionisíaco. O apelo visual também induz a imaginação de uma dança robótica incompreensível por sermos humanos, mas revelando a possibilidade de um dia termos a consciência plena desse mundo dicotômico real e virtual.

singularity-1 (1).jpgFonte da Imagem:4

A gravadora Ninja Tune está de parabéns por terem em seu acervo somente artistas com alguma qualidade e entre eles o artista criticado na matéria que, como puderam ver, merece destaque. Cada elemento na música de Amon Tobin é diferente do que estamos acostumados e é por isso que alguns críticos dizem que ele reformulou a cena eletrônica.

IMG_1063.jpg(Foto de Andrew Parks)


Danilo Baldacini

A estética difícil eleva o espirito. A excelência aparece no horizonte..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/música// //Danilo Baldacini