Danilo Baldacini

A estética difícil eleva o espirito.
A excelência aparece no horizonte.

REFORMA ORTOGRÁFICA

Neste dia 31 de dezembro de 2012 terminaria a dicotomia idiomática no Brasil, mas na última semana, como outros países de língua portuguesa já prorrogaram a experiência, a reforma será concluída no dia primeiro de 2016. Portugal também ficara com o prazo entre 2015 e 2016, Cabo Verde para 2018, aproximadamente vinte e oito anos desde a origem do acordo.


Map_of_the_portuguese_language_in_the_world.pngMapa, Países Lusófonos (Wikimedia Commons).

A história da língua portuguesa está muito bem guardada, documentada em livros e suas reedições cujos autores forçaram ao limite a pragmática, a sintaxe e a semântica de forma coerente e pertinente ao seu tempo. Os Lusíadas é um poema deleitoso, tanto ao leigo quanto ao lingüista dado a sua riqueza etimológica, e sempre ajudará a formar os argumentos e a base de um falador profícuo da língua portuguesa um pouco mais conservador, tradicionalista – reacionário.

640px-Camoes-CCBYSA.jpgTúmulo de Camões, Lisboa (Wikimedia Commons).

Entretanto, é imanente à modernidade líquida o solecismo desenfreado. A norma culta é menos coercitiva que a anomia e a autonomia do pós-guerra. E isso está muito bem argumentado no fato: idiomas servem à comunicação das pessoas. Todo erro só o é, se impedir o cumprimento de um objetivo, desviar do bom caminho, adquirir finalidade indesejada. No mundo contemporâneo onde é comum os fins serem desconhecidos, e se conhece apenas os meios, quase não importa se a escrita está incorreta porque para bom entendedor...

908px-Schlagwortkatalog (1).jpgSchlagwortkatalog (Wikimedia Commons)

Pela cultura já ser líquida, é uma barganha trocá-la pela paz. Seria melhor ter outro idioma, ou até outra religião, para não sofrer nenhuma forma de agressão. Isso é fácil por ser, a paz, um dos bens mais básicos e relevantes, mas por puro altruísmo também é interessante abdicar do direito da verossímil liberdade. É possível imaginar as vantagens de um mundo com uma só língua então não é preciso enumerá-las para ocupar mais espaço. O que desacelera o progresso dos acordos ortográficos é a preguiça e o medo de errar dos burocratas (no sentido mais pejorativo da palavra).

715px-Stamps_of_Germany_(DDR)_1975,_MiNr_2091.jpgSelo de Comemoração de 150 anos da invenção do Braile (Wikimedia Commons).

Há uma nota de rodapé no livro A Era dos Extremos do Eric Hobsbawm no capítulo sobre a revolução russa que fala, entre outras coisas, sobre a reforma ortográfica russa, e diz que essas pequenas mudanças exigem terremotos sócio-políticos para trazê-las. É óbvio que não acontecerá de um dia para o outro, o exagero desse texto serve apenas para fomentar um olhar mais demorado, e para uma melhor recepção dessas decisões que não pertencem diretamente a todo cidadão, porém não ocorre sem sua participação. As novas gerações vão aprender pelo mais simples e as antigas vão errar por excesso de cuidado. O erro ainda é o meio de discernir o certo.

c2.jpegCena do Filme Outubro de 1927


Danilo Baldacini

A estética difícil eleva o espirito. A excelência aparece no horizonte..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Danilo Baldacini