nostálgicas primícias

a primeira vez que vi o futuro

Wuldson Marcelo

Corintiano apaixonado por literatura e cinema, nascido em 1979, em Cuiabá, que possui Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea e graduação em Filosofia (ambos pela UFMT). É autor do livro de contos “Subterfúgios Urbanos” (2013, Editora Multifoco).

  • garota exemplar 4.jpg
    Garota Exemplar: Manipulação e Sombras Nas Relações Contemporâneas

    A partir do desaparecimento de Amy Dunne (Rosamund Pike), uma jovem de sucesso e com imagem de boa moça, David Fincher constrói uma crítica à sociedade contemporânea, na qual o jogo de aparências nas relações sociais, principalmente no casamento, e o sensacionalismo da mídia refletem a junção cínica do espetáculo e da hipocrisia sob os escombros de crises insuperáveis.

  • respire 3.jpg
    Respira, um filme de Mélanie Laurent

    Contando com duas jovens atrizes talentosas, Mélanie Laurent faz de "Respira", sua segunda realização cinematográfica, um instigante estudo de personagens, que apresenta uma inquietante questão: a paixão é um caminho ou um obstáculo à liberdade?

  • pelo fim das dualidades 1.jpg
    Pelo Fim das Dualidades: os Problemas de Fronteira na Produção Científica

    Em “A vida no laboratório: a produção dos fatos científicos”, o filósofo francês Bruno Latour, em parceria com Steve Woolgar, traça um ousado percurso de crítica às dualidades que forjam uma hierarquização que favorece as pesquisas realizadas no laboratório científico em detrimento aos textos produzidos pelos sociólogos da ciência, filósofos e epistemólogos a partir das observações das experiências promovidas pelos cientistas.

  • o-som-ao-redor-4.jpeg
    O Som ao Redor: Ruídos e Reminiscências na Era Tecnológica

    Em seu primeiro filme de ficção, Kleber Mendonça Filho (que tem em seu currículo os curta-metragens mais elogiados dos últimos anos) constrói uma crônica social que disseca a classe média recifense (espelho do mal-estar contemporâneo) e expõe o desconforto ocasionado pelo vazio e pelas frustrações de uma experiência urbana composta por uma desigualdade histórica. E nesta Recife, onde nostalgia e tecnologia coadunam, o som produzido pela cidade denuncia ou camufla o medo e a melancolia que nos acossam rotineiramente.

  • Serres filosofia mestiça.jpg
    A Insurgência Contra a Violência em Michel Serres

    A violência, por mais paradoxal que pareça, engendrou em Michel Serres um amor transbordante pela vida. Serres vivenciou terríveis experiências durante a Segunda Grande Guerra Mundial, que o fizeram investigar (e condenar) as causas da produção beligerante mobilizada pelo poder e pela brutalidade humana. A entrevista concedida por Serres a Bruno Latour, que deu origem ao livro “Luzes”, é a melhor tradução da sagaz condenação do filósofo francês à violência.

  • tatuagem dança.jpg
    Tatuagem: lirismo e política em um corpo manifesto como arte

    Com o amor à liberdade como ponto central, em uma estória transcorrida durante os últimos anos da ditadura civil-militar, "Tatuagem" celebra o corpo como instância das resistências artística e política.

  • publicite gaultier classique.jpg
    O Apelo das Imagens na Metrópole Comunicacional

    Em um mundo em constante mudança, a relação imagem-metrópole nos provoca as mais singulares reações e desejos. O antropólogo Massimo Canevacci é um dos principais expoentes da leitura da metrópole e dos fluxos que a perpassam, por isso conceitos chaves de seu pensamento como bodyscape, location, atratores e interstícios se fazem fundamentais para compreender como as imagens penetram e são penetradas pelo observador.

  • contemporaneo.jpg
    A Invenção na Arte - Devires e Sensações na Filosofia de Deleuze e Guattari

    A invenção na arte mobiliza devires e sensações. Para Deleuze e Guattari, a literatura, o cinema e demais gêneros artísticos, produzem blocos de sensações que valem por si mesma e ocorrem, independentemente, do seu criador (o artista), do público (aquele afetado pela obra de arte) e demais fatores externos.

  • as teorias selvagens 1.JPG
    As Teorias Selvagens de Pola Oloixarac

    Polêmico e contemporâneo, o romance de Oloixarac transita entre o erudito e o pop, entre a filosofia e a pornografia, conquistando admiradores e detratores com a mesma facilidade.

  • Artaud-and-Falconetti.jpg
    Antonin Artaud Liberto das Amarras do Juízo

    Antonin Artaud, o homem de teatro, teceu com a sua 'tese' do corpo sem órgãos (segundo Deleuze e Guattari, um conjunto de práticas) uma das mais contundentes críticas ao racionalismo ocidental.

  • kafka 1.jpg
    Um Pequeno Ensaio Sobre o Fracasso

    A ideia do fracasso é assustadora. Ainda mais em um mundo no qual somente a notoriedade e a riqueza parecem ter vez. No entanto, o fracasso pode significar liberdade e conhecimento. Basta aprendermos a fazer das falhas possibilidades.

  • Marilyn+Monroe.png
    Histórias do Primeiro Sexo: Marilyn Monroe e Virgínia Woolf

    Marilyn Monroe e Virginia Woolf, mesmo com todas as diferenças, obtiveram fama, sucesso e alcançaram a posteridade, mas enfrentaram o preconceito e todas as intempéries provenientes do machismo. Ainda assim compartilham frustrações e tragédias que se comunicam.