not a brummie diary

a brazilian view of some brummie things

Simone Ribeiro

I'm a journalist but I always wanted to be a Tenenbaum!

Leake Street: Grafite sem medo de ser feliz (ou preso)!

Conheça um lugar, em Londres, onde grafitar é totalmente liberado!


Também conhecido como “o túnel do Banksy”, Leake street tunnel, localizado no sul de Londres - mais precisamente embaixo da estação de metrô Waterloo- é antes de mais nada um espaço para grafitar, sem medo de ser feliz ou preso. Sim, porque em Leake Street o grafite é liberado! Sem preconceitos, discriminação sexual ou qualquer tipo de impedimento legal.

3.JPG

Em 2008,Banksy - o próprio- utilizou o local para realizar o “ The Cans Festival”, uma de suas exposições ao ar livre, que teve participação de grafiteiros e artistas do mundo inteiro.

15.JPG

Desde então o túnel, que também é utilizado normalmente como via pública para pedestres e automóveis, é uma espécie de galeria para os anônimos (ou não) expressarem sua criatividade.

De Invader, passando por apreciadores de King Robbo e até alguns brasileiros que deixaram sua marca pelo local, Leake Street é um daqueles roteiros essenciais para quem curte grafite. Valendo a pena uma visita para “garimpar” algum talento escondido ou quem sabe alguma peça nova de um grafiteiro famoso.

É bem verdade que a arte de rua (e de túnel) encontrada por lá agora é um pouco diferente da apresentada por Banksy, em 2008. Mas o importante é que ali se preserva o direito de grafitar legalmente. E o que mais impressiona não é nem a grandiosidade do local ou a mistura de tags, stickers ou pixações de todos os tipos. E sim o cheiro de tinta spray que toma conta do túnel, deixando a entender que ali a criatividade é expressada, literalmente, diariamente.

Fotos: Simone Ribeiro e Rob Dann

10.JPG

11.JPG

Thumbnail image for 16.JPG

13.JPG

18.JPG

17.JPG

16.JPG

15.JPG

14.JPG

12.JPG

9.JPG

8.JPG

7.JPG

6.JPG

5.JPG

2.JPG

1.JPG


Simone Ribeiro

I'm a journalist but I always wanted to be a Tenenbaum!.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/lugares// @obvious, @obvioushp //Simone Ribeiro