Leake Street: Grafite sem medo de ser feliz (ou preso)!
Também conhecido como “o túnel do Banksy”, Leake street tunnel, localizado no sul de Londres - mais precisamente embaixo da estação de metrô Waterloo- é antes de mais nada um espaço para grafitar, sem medo de ser feliz ou preso. Sim, porque em Leake Street o grafite é liberado! Sem preconceitos, discriminação sexual ou qualquer tipo de impedimento legal.
Em 2008,Banksy - o próprio- utilizou o local para realizar o “ The Cans Festival”, uma de suas exposições ao ar livre, que teve participação de grafiteiros e artistas do mundo inteiro.
Desde então o túnel, que também é utilizado normalmente como via pública para pedestres e automóveis, é uma espécie de galeria para os anônimos (ou não) expressarem sua criatividade.
De Invader, passando por apreciadores de King Robbo e até alguns brasileiros que deixaram sua marca pelo local, Leake Street é um daqueles roteiros essenciais para quem curte grafite. Valendo a pena uma visita para “garimpar” algum talento escondido ou quem sabe alguma peça nova de um grafiteiro famoso.
É bem verdade que a arte de rua (e de túnel) encontrada por lá agora é um pouco diferente da apresentada por Banksy, em 2008. Mas o importante é que ali se preserva o direito de grafitar legalmente. E o que mais impressiona não é nem a grandiosidade do local ou a mistura de tags, stickers ou pixações de todos os tipos. E sim o cheiro de tinta spray que toma conta do túnel, deixando a entender que ali a criatividade é expressada, literalmente, diariamente.
Fotos: Simone Ribeiro e Rob Dann