o canto de pandora

Tenho uma mente crónica, que até a mim me espanta, confesso...

Armanda Andrade

Como as ondas do mar, tento alcançar a terra, mas sou capricho das marés e vagueio entre mundos. Tenho uma mente crónica. E gosto de café com pimenta e canela.

Pode Israel ser processado pelas 10 Pragas do Egipto?

Ahmad Al-Gamal é um colunista egípcio no jornal Al-Yawm Al-Sabi. Ele publicou em Março uma exortação ao seu governo, para que este processe o Estado de Israel devido aos danos causados pelas dez pragas do Egipto, tal como vêm descritas no livro do Êxodo, integrado na Bíblia.


(Êxodo - do latim tardio exŏdus do grego ἔξοδος, composto de ἐξ "fora" e ὁδός "via, caminho", significando partida - é o segundo livro do Antigo Testamento e do Pentateuco/Torah, sucede ao livro do Génesis e antecede o livro de Levítico). - fonte: Wikipédia.

O colunista Ahmad Al-Gamal, escrevendo no jornal Al-Yawm Al-Sabi, adiantou as razões pelas quais o Egipto deve processar Israel pelos danos causados ​​pelas Pragas, que incluíram gafanhotos, sapos, as trevas e a morte de todas as crianças primogénitas. Israel também deve compensar o Egipto actual pelos materiais que os Hebreus usaram para construir o Santo Tabernáculo - o santuário portátil onde, durante o Êxodo até aos tempos do Rei David, os israelitas guardaram e transportaram a Arca da Aliança, a menorah e os demais objectos sagrados, pelo deserto.

image60V.JPGark.jpg

"Nós queremos uma compensação pelas dez pragas que foram infligidas sobre nós, povo egípcio, como resultado das maldições que os antepassados dos judeus lançaram sobre os nossos antepassados, que não mereciam pagar pelos erros que o governante do Egipto desse tempo, o Faraó, como é chamado na Torah, cometeu." - escreve o colunista, que acrescenta: "Porque o que está escrito na Torah prova que foi o faraó que oprimiu os filhos de Israel, e não o povo egípcio."

"Eles infligiram sobre nós a praga de gafanhotos que arrasou com todas as colheitas..."

8 - gafanhotos.jpg8- gafanhotos.jpg A Praga dos gafanhotos (Arbeh);

"... a praga que transformou a água do Nilo em sangue, impedindo que se pudesse beber dela durante um período muito prolongado..."

1-praga mar em sangue.jpg Praga das águas transformadas em sangue (Dam);

"...a praga das trevas, que mergulhou o mundo na escuridão dia e noite, durante três dias..."

10 - trevas -Dore_ThePlagueOfDarkness.jpg Praga das Trevas(Choshech);

"...a praga de sapos..."

2-praga -rãs.jpg Praga da invasão de rãs e sapos (Tsifardeah);

"...e a praga da morte dos primogénitos, ou seja, todas as primeiras crianças e crias nascidas de mulher ou de animal, e assim por diante ", escreveu ele.

10- morte dos primogénitos-As_Dez_Pragas_do_Egito.jpg Praga da morte dos primogénitos (Makat b'chorot);

Apresento eu agora, aqui, as ilustrações para as restantes terríveis pragas:

3- praga - piolho.jpg3a-piolhos Pediculus_humanus_capitis_CDC0377.png A Praga dos piolhos (Kinim);

4- praga -MOSCAS.jpg A Praga das moscas (Arov);

5- gustave doré -peste nos animais.jpg A Praga da pestilência e morte dos rebanhos e gado (gravura de Gustave Doré)-(Dever);

6 - sarna e pústulas.jpg6a-sarna e pústulas.jpg A Praga da sarna e pústulas (Shkhin);

7- saraiva de fogo e gelo -The_Seventh_Plague of egypt-1823-John Martin.jpg Praga da saraiva de fogo, pintura de John Martin (1789-1854)-(Barad);

E continua Ahmad Al-Gamal: "Nós queremos uma compensação para o ouro, a prata, o cobre, pedras preciosas, tecidos, couros e madeira, e para toda a carne de animais, pêlos, peles e lã, e por outros materiais que a seguir mencionarei, citando a própria linguagem da Torah. Tudo isto são os materiais que os judeus usavam nos seus rituais. São recursos que não podem ser encontrados no deserto, a menos que os que nele vaguearam os tenham reunido antes da sua partida ".

Em reacção, Jerusalém Online destacou que "a maioria dos egípcios modernos não são os descendentes dos antigos egípcios. De acordo com o egiptólogo Moustafa Gadalla, 90% da população muçulmana no Egipto é descendente de colonos árabes da Península Arábica. A população cristã copta é o único segmento do actual Egipto que é realmente descendente dos antigos egípcios. Sendo assim, que autoridade terão os modernos egípcios para pedir em nome dos antigos egípcios?"

arabese.jpg (judeu e árabe)

E ainda fizeram notar que Ahmad Al Gamal, na sua demanda pela responsabilização de Israel, usou uma narrativa da história do Êxodo que contradiz completamente os ensinamentos islâmicos!:

No Alcorão 7:133 está escrito que não só o Faraó, mas toda a sociedade egípcia antiga, eram "pessoas pecaminosas." No Islão, o período antes deste é chamado de Jahiliyya, o que significa a "Era da Ignorância". No Alcorão 7:136 conclui-se: "Então, nós infligimos castigo sobre eles e os levámos a afogarem-se no mar, porque eles tinham sido negligentes em relação às nossas mensagens. Em contrapartida, às pessoas que, no passado, haviam sido condenadas ao nível mais baixo, demos-lhes, como herança e património, as partes oriental e ocidental da terra que havíamos abençoado."

Muslim_VS_Christians_Crusade.jpgbible-quran.jpg

Segundo ainda Jerusalém Online, "O Tribunal Penal Internacional provavelmente deixará cair o caso, devido ao Estatuto de Prescrição de leis". Ao mesmo tempo,o Times de Israel ironizou: "Os tribunais são imprevisíveis hoje em dia, mas Gamal pode precisar de esperar sentado por um "acto de Deus" para que os seus pedidos se tornem realidade."

Como em tudo nesta demanda, é bem possível que Al-Gamal estivesse praticando a sua veia satírica. O colunista também defendeu processar a Turquia pela ocupação Otomana, a França por causa da invasão de Napoleão e a Grã-Bretanha pelo seu domínio colonial a partir do final do século XIX até meados do século XX.

coexist.gif

Por mim, estou pensando em quem vou processar mas, desconfio, será mais eficiente se me voltar para os políticos actuais...


Armanda Andrade

Como as ondas do mar, tento alcançar a terra, mas sou capricho das marés e vagueio entre mundos. Tenho uma mente crónica. E gosto de café com pimenta e canela..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Armanda Andrade