o cinema em debate

Um espaço para discussão sobre a sétima arte

Cleidson Lourenço

Cleidson Lourenço mora em Conceição do Jacuípe, Bahia. É historiador por formação, cinéfilo por prazer e gosta de compartilhar idéias sobre filmes que, em sua opinião, merecem mais reconhecimento.

  • mundo-imaginario-do-doutor-parnassus-filme-cinema-SaladaCultural_com_br-16.jpg
    Terry Gilliam: as agruras da arte de contar histórias.

    Resumimos a carreira do genial diretor Terry Gilliam para apresentar os bastidores problemáticos dos seus filmes, e como o caráter subversivo de suas obras reflete as lutas contra os percalços que marcaram o desenvolvimento destas. No cinema, Gilliam encontra uma forma de exorcizar seus demônios, mensurando as dores e delícias que compõem o ofício do contador de histórias.

  • O som ao redor: uma representação dos conflitos da classe média.

    Em seu primeiro longa, Kleber Mendonça Filho debruça suas lentes (e microfones) sobre a Recife atual, e no seu passado escravista, para representar o que pensa ser as ambições e preocupações da classe média.

  • article_204_460x220.jpg
    Estamira: um exercício de alteridade

    Trabalhando o cotidiano, a trajetória de vida e principalmente as visões de mundo da catadora de lixo Estamira, o documentário dirigido por Marcos Prado é bem sucedido tanto pelas características técnicas, como o brilhante uso da fotografia, como também pelo exercício de alteridade que realiza ao encarar a pobreza, o discurso e a loucura de Estamira a partir do ponto de vista da protagonista.