o eremita laranja

Sublimações, bar e restaurante

San Ramon

... E um Mai Tai, por favor.

O caminho das altas confusões

Ronald Reagan, ética protestante, 2014 da pesada e você.


o-RONALD-REAGAN-facebook.jpg

2014 foi um ano de grandes expectativas. Das grandes expectativas, políticas, alguns “novos” nomes para o imaginário social brasileiro: Luciana Genro, Eduardo Jorge, Bolsonaro, Malafaia, Feliciano, Bolivarianismo, cisgênero, apropriação de espaços, Wyllys. O longo processo de politização das redes sociais, ressonâncias das Jornadas de Junho (de 2013), vinagrete proibido, sequestrador de Brasília, gols da Alemanha, Estado Islâmico e dengue no Japão. Mídias e meios não são suficientes para todo o fluxo no museu de novidades.

No frenesi pode parecer para um esquerdista, alguém preocupado com as questões de igualdade, que ele deve fidelidade ao regime de Castro em Cuba. Para um liberal que o único trato com o Estado é a sua demolição completa, lenta ou rápida. Um temperamento conservador pode supor que é irreversível eliminar a leniência democrática. Pode parecer, pode parecer...

Tudo é tão simples como nas redes sociais, reuniões familiares ou universidades públicas? Eu sei que ouvi de um professor que Marx era o último profeta, sucessor de Maomé, Jesus e Buda.

tumblr_mujjg7I0Yu1so3vfyo1_500.jpg

Primeiro é preciso diferenciar o liberal do neoliberal e identificar o neoliberal na tradição liberal. E o neoliberal do anarco-capitalista. O liberal, mesmo o minarquista, defende as liberdades individuais e critica os abusos do poder político. Liberais existem desde a Idade Média Inglesa nos muitos atritos com a Igreja Romana e o Poder Real – talvez desde Aristóteles e sua ética das médias e valorização da politeia. Entre Locke e John Stuart Mill os liberais formaram um “bloco” de oposição política intelectual e até o declínio do Partido Liberal da Inglaterra a segunda força política da Bretanha. No final do século XIX e início do XX os liberais perderam a folgada coesão de outrora. Herbert Spencer de um lado e L.T. Hobhouse do outro lançaram as sementes dos atuais right-lib e left-lib. Nos países setentrionais o lado mais forte ainda é o “caminho de Hobhouse”. Ser um liberal – para as críticas de um Hayek – abarca questões sociais e a defesa de um Estado que garanta serviços e proteja o indivíduo. Antes, durante e depois de Reagan e neoliberalismo – um tipo de resgate e reformulação do liberalismo – ser um liberal nos Estados Unidos pode ser o mesmo que ser um esquerdista na América Latina. O neoliberal rejeita o “diálogo” dos liberais com os socialismos, pretende ser mais puro, mesmo que abandonando o reformismo, em sua atitude contra o poder centralizado e centralizador; os expoentes da Escola Austríaca de Economia. E o anarco-capitalista, na linha de Rothbard, radicaliza o neoliberalismo: rejeita o próprio poder centralizador e em alguns casos qualquer traço de truísmo social. Anarquistas ou libertários (intensidades diferentes das mesmas substâncias) todos concordam de maneiras diferentes com a livre iniciativa.

Depois diferenciar o “conservadorismo latino” de outras formas de conservadorismo. Joseph de Maistre rejeita a própria modernidade, a reforma protestante, democracia e o racionalismo. Um velho filósofo brasileiro, de uma longa reserva de nomes, também. Não todos os conservadores, brasileiros ou não - tivemos aqui alguns Nabucos. Edmund Burke defendeu as reformas sociais sem abandonar a observância da estabilidade e tradição como indicadores do caráter de um povo. Oakeshott, conservador, defendeu a educação liberal como geradora de indivíduos autônomos e independentes. Russell Kirk enfatizou com Oakeshott o longo diálogo que é a reconstrução contínua da sociedade humana. Homens modernos que defenderam a conservação da liberdade e do progresso.

E dos igualitaristas não consigo pensar em Oscar Wilde ou George Orwell como defensores de ditaduras. Comunais ou não. Dois grandes nomes que representam muitos outros com mais ou menos teoria e fama. Autores como Edward Bellamy e H.G. Wells e seus futuros, C.H. Douglas e Crédito Social, William Morris e a pureza dos seres, homens que sentiam o sofrimento e a irmandade de todos os homens e que deixaram, para todos, exemplos de luta e solidariedade.

No fim das contas é uma questão de caráter.

tumblr_md48i8ncxI1rf1jvro1_1280.jpg


San Ramon

... E um Mai Tai, por favor..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //San Ramon
Site Meter