o eremita laranja

Sublimações, bar e restaurante

San Ramon

... E um Mai Tai, por favor.

Justified e o faroeste psicológico

pós-modernidade, gavetas e o legado de um homem morto


54871657_640.jpg

No universo das séries americanas existe aquele nicho da série policial excêntrica. Não tem hype ou legiões de fãs, durou pouco ou não é lembrada hoje, não é comentada em redes sociais e não passa dublada na TV. Passa, quando passa, no pior horário possível depois de algum programa religioso ou de venda de produtos: é uma série policial excêntrica. É uma série, é um produto, nas gavetas altas do nosso entretenimento americanófilo global.

The Shield, Southland, Lady Blue... Justified.

Justified_101_pool.jpg

A trama de Justified é ambientada no Condado de Harlan, Kentucky. Filmada em Lexington. Harlan sintetiza as “dixielands” do sudeste americano: montanhas, "white trash", southern rock, brigas por terras e com a lei, comunidades negras, famílias isoladas e intrigas interioranas. O South. Um faroeste com seus anti-heróis, bandidos falastrões e mulheres hawkianas em tempos de 11/9, Ato Patriota, desruralização, estagnação do próprio faroeste e da crítica do faroeste também. Os personagens vivem em um mundo quase esquecido, um mundo morto antes de qualquer um dos personagens nascer, em uma cidade fantasma como diz o filosófico e amoral Boyd Crowder. Tímido reconhecimento da crítica e um público persistente as condições da série representam também a sua arquitetura: ela insiste, persiste na sombra, ela é inadequada e ela sabe.

por Marc Houser.jpg

O roteiro não tem como base uma história adaptada, mas o imaginário literário do escritor Elmore Leonard (1925 – 2013, foto de Marc Houser). Autor de temas criminais – e também um dos produtores da série – sua obra é inspiração para muitos produtos de mídia do clássico 3:10 to Yuma ao Jackie Brown (o roteiro tarantinesco tem muito de Elmore Leonard). Os personagens e os arcos dramáticos combinam tramas e personagens do escritor. Seu faroeste é predominantemente psicológico, situacional, literatura regional crítica e um olhar atento na América profunda. Filho de Hemingway, Raymond Chandler e da tradição americana policial, o falecido Elmore é uma das vozes da América sobre uma América que não aparece.

b125d5865b12ec0aea0e51e6c52f0b68.jpg

O herói é Raylan Givens. Um homem da lei de dedos rápidos e chapéu de vaqueiro. Após atirar à queima-roupa em um chefe de narcotráfico da Flórida ele é transferido para a sua cidade natal, Harlan, e deve enfrentar os seus fantasmas domésticos como o amigo de infância e fanático supremacista branco, Boyd Crowder, a ex-namorada Ava que acabou de matar o marido, a volta de sua ex-mulher Winona e Arlo, seu pai criminoso. Com o passar das temporadas outros personagens aparecem para duelos, impasses mexicanos, frases de efeito e bluegrass.

Long hard times to come...

Justified-Season-4-Promo-Poster-1.jpg


San Ramon

... E um Mai Tai, por favor..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //San Ramon
Site Meter