o eremita laranja

Sublimações, bar e restaurante

San Ramon

... E um Mai Tai, por favor.

O dilema do Silvio

Curtos comentários existenciais sobre coadjuvantes.


silvio-dante-1024.jpg

O meu personagem favorito em Sopranos era o Silvio. Silvio Dante, o consigliere kitsch topetudo. Ele não era visceral como Tony ou Chris, não era um alívio cômico como o Paule, não servia de escada para os dramas de outros personagens. O Silvio era o Silvio. Independente, cuidando das contas da família, resolvendo situações... Um personagem secundário, um personagem secundário, porém independente, alguém que está no grupo, faz parte do time, por quê? Eis o dilema do Silvio. Silvio vivia na lateralidade de um núcleo dramático do qual - quase - não fazia parte, um marginal, ou melhor, marginal dramatúrgico.

Existem muitos Silvios na pop art, Silvios que nós amamos. Como o Moe.

662831-simpsons_moeszyslak6.gif

Qual é a função de Maurice Lester Szyslak? Ser o Moe do Moe's. Ele é o feio, passivo agressivo, psicótico Moe. O ponto de encontro dos marmanjos alcóolatras de Springfield. Moe's é a barriga da baleia de muitas tramas nos episódios de Simpsons; raramente o próprio Moe. Moe está ali para fazer blue comedy em tiradas aleatórias. Moe passaria muito bem sem o Homer. Homer, da ótica dele, é mais um dos seus desprezíveis e amáveis clientes. Ele gosta de prender pessoas, dar tiros, gosta do seu bar. É o Moe. Independente e exótico Moe.

No ultraespecializado mercado de arte nipônico existe um termo específico para personagens secundários excêntricos independentes: kudere. Um tipo de. Por exemplo, saudoso Ikki de Fênix. O Calu de A Droga da Obediência, Alastor Moody de Harry Potter, Jesus Quintana de O Grande Lebowski, Wolverine, o Garganta Profunda de Arquivo X.

Lancelot.

Mike Ehrmantraut. Mike é um dos personagens mais lembrados de Breaking Bad, personagem com trama própria em Better Call Saul. Mike é um homem opaco. Quem é Mike? O facilitador. Está entre os mundos. Conhece todos os contatos necessários. Ele é uma casca grossa de praticidade. Mike definitivamente tem o dilema do Silvio: Qual é a do Mike?

banks-635.jpg

E o Gavião Arqueiro? Ele é um agente secreto que luta com arco e flecha? Arco e Flecha? Em Vingadores 2 vemos melhor como ele é diferente dos gênios atormentados e maravilhas fantásticas do resto da equipe. Mas ele “se vira”. Tem o dom enganoso de ser o cara normal da equipe, olhar do público que luta contra metralhadoras e alienígenas usando flechas.

The-Avengers-BTS-jeremy-renner-30858376-1254-1926.jpg

E o maior de todos, rei da aleatoriedade, o avulso-mor, secundários dos secundários e o estranho dos estranhos: Godines. O Godines é indecifrável. Pais? Não sabemos. Residência? Não sabemos. Godines aparece e desaparece em passes de mágica e falta de elenco. Apelido de funcionários distraídos e preguiçosos. Ele é aleatório ao ponto de fazer humor britânico de sotaque mexicano. Godines vive em seu próprio mundo, raramente saindo dele. Godines é tão diferente que seria necessário criar uma categoria Godines para classificar o Godines.

hqdefault.jpg

Dilema do Silvio, dilema do Godines. Ficam aqui minhas homenagens aos personagens imaginários, marginais dramáticos, caras esquisitos que gostamos e vivem, morrem, talvez como todos nós, entre grandes maravilhas e situações surreais, vidas menores grandes como todas as vidas.


San Ramon

... E um Mai Tai, por favor..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //San Ramon
Site Meter