O Formalismo

O Formalismo fornece à teoria formativa do cinema o amplo contexto filosófico no qual precisamos examiná-la. Embora todos os teóricos as aceitem. Basicamente uma teoria da linguagem poética que estabelece toda uma teoria da atividade humana.

Os Meios e Significações em A Bela que Dorme de Marco Bellocchio


Para a maioria das pessoas, o cinema consiste nos filmes narrativos que estão ou estiveram em cartaz no seu cinema local. Metz* mergulhou diretamente nesse cinema para descobrir que suas leis e lógicas incluem um grupo pequeno de subcódigos dentro do verdadeiro domínio do cinema. Ou seja, o domínio do possível .

Apesar de todo mundo perceber que a ideologia desempenhada em uma obra cinematográfica representa a verdadeira base do significado cinemático, a mesma é corrompida por uma mentira que destrói todas as possibilidades, exceto a repetição neurótica da ideologia dominante.

bella-addormentata-isabelle-huppert.jpg

O cinema convencional deve ser visto como uma repetição inconsciente usada pela cultura para insistir na realidade do mundo em que vivemos e como vivemos nele. Precisamos defender e criar uma nova cultura, uma nova realidade que pare essa repressão e desejo de que todos não pertencem ao mesmo espaço. Uma nova visão completa do mundo é necessária e o cinema pode trabalhar para ajudar nessa criação.

A semiótica desempenha um importante papel nesse plano, pois nos permite ver além da obviedade e em direção ao vasto domínio de significados não-tentados e reprimidos.

bella-addormentata-02.jpg

O significado não existe simplesmente, mas precisa ser criado. Não podemos deixar que o mundo nos dê seu significado, pois ele dará apenas o significado dominante. A câmara não captura coisa alguma. No sentindo mais amplo, precisamos criar uma nova visão física que será base de uma nova organização. Esse mundo finalmente responderá aos fatos subjacentes da vida porque não mais será reprimindo aos nossos desejos, mas liberando-os para se apossarem de sua própria liberdade numa verdadeira sociedade.

* Christian Metz – teórico francês

O Formalismo

O Formalismo fornece à teoria formativa do cinema o amplo contexto filosófico no qual precisamos examiná-la. Embora todos os teóricos as aceitem. Basicamente uma teoria da linguagem poética que estabelece toda uma teoria da atividade humana..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/teoria do cinema// //O Formalismo