o grito mudo

sobre tudo aquilo que carrego em mim

Mariana Carolo

a dona de mil galáxias

As imagens da National Geographic

O mundo no papel


Quem nunca desejou se aventurar pelo mundo após folhear uma National Geographic? Com suas belas imagens, mapas e informações de locais exóticos, a revista alimenta os sonhos de aventureiros a mais de um século. A National Geographic, lançada em 1888, surgiu como a publicação da National Geographic Society, uma associação de homens apaixonados por geografia. Desde então, a revista vêm trilhando um caminho que a faz uma das mais famosas e difundidas produções sobre o tema- atualmente, sendo impressa em mais de 30 línguas.

nattt.jpg

A importância da NatGeo para a difusão do conhecimento geográfico é inegável. Calcula-se que os seus repórteres já tenham realizado mais de 8.000 expedições para vários lugares, incluindo até mesmo a Lua! É digno de nota que, de tão relevantes, os arquivos da Sociedade são utilizados pelo governo estadunidense, para suprir as lacunas de quando os recursos cartográficos da administração norte-americana eram limitados.

Além disso, existem leitores tão fiéis à publicação que a colecionam, armazenando os seus diferentes números em caixas especialmente fabricadas para a finalidade. Entretanto, vivemos em um tempo em que cada vez mais a web assume o papel de armazenadora do conhecimento. Nesse sentido, várias páginas homenageiam a National Geographic, como o tumblr http://vintagenatgeographic.tumblr.com/. Nele, encontramos fotos das mais diversas fases da revista, incluindo as do fim do século XIX. Vale a visita, uma pequena fuga para mundos muito mais coloridos e distantes...

vint.jpg Paris,Junho de 1957

vint1932india.jpg Índia, Dezembro de 1932

vintl.jpg Afeganistão, outubro de 1993

vintt.jpg Peru, Janeiro de 1973

tumblr_mod4f7rt9T1rbqpjlo1_1280.png Arábia Saudita, Julho de 1972


Mariana Carolo

a dona de mil galáxias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Mariana Carolo