o grito mudo

sobre tudo aquilo que carrego em mim

Mariana Carolo

a dona de mil galáxias

5 filmes Ultraviolence


Ultraviolence é o termo que define a estética de filmes em que uma violência extrema é espetacularizada. O conceito foi extraído do livro Laranja Mecânica (1962), de Anthony Burgess, significando um comportamento que é marcado pelo sadismo e pela gratuidade dos atos cometidos pelos personagens da história.

Cabe destacar que a referida publicação deu origem ao filme Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick, película considerada a obra-prima do nicho ultraviolence. Porém, na presente lista, lembraremos de outras cinco produções que abraçaram a violência.

ultraviolence.jpg

Mas por que abordar tão controversa questão? A violência faz parte de nós, somos seres vivos – está gravado em nosso inconsciente que, se não eliminamos os nossos adversários, acabamos morrendo... Contudo, por causa da suposta evolução humana, tentamos mascarar esse lado selvagem cotidianamente.

Nesse sentido, artigos de entretenimento se tornaram uma espécie de válvula de escape das massas... A violência nas telas - explosiva, gráfica e artificial - aliviaria aquela vontade bem escondida de derramarmos o sangue alheio do vizinho chato, do chefe exigente, de toda uma sociedade doente e apressada... Além de aplacar o medo de vermos o nosso próprio sangue derramado. Conheça então algumas produções que fizeram muito bem esses papel de “tranquilizantes da selvageria urbana”:

1, Violência Gratuita (2007):

Refilmagem do Violência Gratuita de 1997. Michel Haneke novamente assume a direção, agora com atores de língua inglesa. Brutal:

2, Assassinos por Natureza (1994):

Sangue, mídia, show... Deus salve a América!

3, Batalha Real (2000):

Em um futuro distante, um país oriental totalitário descobre uma maneira de controlar os seus jovens: todo ano, uma turma do último ano do fundamental deve lutar entre si até que reste apenas um vencedor. A inspiração para a franquia pop Jogos Vorazes.

4, A Outra História Americana (1998):

Edward Norton está quase irreconhecível nesse filme que mostra que a pior violência é a ignorância e o preconceito.

5, Oldboy (2003):

Filme sul-coreano que traz uma curiosa premissa: um homem, sem entender a razão, é sequestrado e mantido em cárcere privado durante 15 anos. Inexplicavelmente solto, ele tem que descobrir o que está por trás de tudo... A luta com o martelo é de uma plasticidade absurda.


Mariana Carolo

a dona de mil galáxias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Mariana Carolo