o que eu vi

lá fora, aqui dentro, por aí

Gustavo Araújo

Já tentou escrever um resumo de sua vida várias vezes e não conseguiu. Depois que viu o mundo e não quis mais parar, ficou ainda mais difícil.

Les Revenants - Voltam os que já foram

Sabemos como agimos quando perdemos um ente querido. Mas como agiríamos se eles voltassem anos depois exatamente do mesmo jeito como nos deixaram? Essa é a temática de Les Revenants, incrível série de mistério francesa.


image1_post3.jpg

A série foi criada por Fabrice Gobert e Canal+ na França e é baseada num filme francês de 2004 de Robin Campillo, no qual tem o mesmo nome, que significa “fantasmas” ou “os que voltaram”. A série se passa nos dias atuais numa pequena cidade no interior da França e tem na trama central a família Seguret, fragilizada pela perda de Camille (Yara Pilartz) de apenas 15 anos de idade num acidente de ônibus, que estavam também outras crianças numa excursão.

Quatro anos depois, misteriosamente, Camille retorna do local do acidente e vai até sua casa como se não nada tivesse acontecido. E sem saber que estava morta. Mesmo sem entender como pode ser possível, seus pais a acolhem novamente em casa. Diferente de Léna (Jenna Thiam), irmã gêmea de Camille, agora com aparência mais velha pelo tempo que passou, fica abalada e assustada, renegando a garota.

image2_post3.jpg

Outra família envolvida nesse fenômeno é a de Adèle (Clotilde Hesme), que sofre por anos pela morte de seu ex-noivo Simon (Pierre Perrier), que morreu no dia em que iam se casar. Simon passa os dias a perseguir Adèle, que acaba encontrando algumas surpresas pelo caminho, sendo uma delas o seu atual noivo Thomas (Samir Guesmi), capitão da polícia e que fará de tudo para afastá-lo de sua família.

image4_post3.jpg

image3_post3.jpg

Cada episódio, que no total são oito da primeira temporada, tem como nome e foco num dos “retornados”, contando com alguns detalhes de como morreram e alguns fatos importantes que interligam uma história à outra entre os personagens. E um deles é o pequeno Victor (Swann Nambotin), misterioso menino que dá um toque mais sombrio para a série. Ele conhece Julie (Céline Sallette), enfermeira, que criam uma forte ligação e que adota o menino escondida, descobrindo que ninguém está à procura dele. Tendo aí uma relação de problemas com a policial Laure (Alix Poisson).

image5_post3.jpg

O núcleo principal ainda traz Serge (Guillaume Gouix), um rapaz perturbado, que se envolve e afeta a vida de todos os núcleos e seu irmão dono do pub da cidade. E também Lucy (Ana Girardot) e Pierre (Jean-François Sivadier), que também se encaixam no elenco de personagens misteriosos.

Além da série conter um enredo e personagens bem escritos, ela ainda possui uma boa qualidade na fotografia e na trilha composta pela banda escocêsa Mogwai. Outro fator interessante é a série não apelar com os clichês e sustos como nos típicos filmes de terror que estamos acostumados.

image6_post3.jpg

image7_post3.jpg

image8_post3.jpg

image9_post3.jpg

Les Revenants foi uma grande surpresa na europa, fazendo muito sucesso por lá. Tanto que já está em começo de produção na Inglaterra a sua adaptação intitulada como They Came Back.

E como as coisas lá não funcionam rápido como nos EUA, a série que foi exibida no final de 2012, terá sua segunda temporada prevista só para 2014. Vale a pena conferir essa série antes que num breve futuro criem uma versão americanizada dela.


Gustavo Araújo

Já tentou escrever um resumo de sua vida várias vezes e não conseguiu. Depois que viu o mundo e não quis mais parar, ficou ainda mais difícil..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Gustavo Araújo