o que eu vi

lá fora, aqui dentro, por aí

Gustavo Araújo

Já tentou escrever um resumo de sua vida várias vezes e não conseguiu. Depois que viu o mundo e não quis mais parar, ficou ainda mais difícil.

Meu clube pessoal

A Rede Social, dirigido pelo espetacular David Fincher, traz à telona a história da criação do Facebook. Mais do que isso, ele traz a história real da ascensão de um gênio ao topo do mundo.


image1_post5.jpg

Como em toda história onde se envolve o dinheiro, traição e glória, só podia resultar num drama onde todos querem uma parcela do que levou Mark Zuckerberg ao estrelato, aparentemente a todos como o criador do site de relacionamentos com mais usuários no mundo: o Facebook.

O roteiro escrito por Aaron Sorkin baseada no livro “Bilionários por Acaso: a Fundação do Facebook, uma História de Sexo, dinheiro, Genialidade e Traição” de Mezrich, contém não apenas um Mark causador de toda a discórdia entre as pessoas envolvidas em seu projeto, mas também um Mark como vítima da sociedade na qual ele não se encaixava. Motivado pela rejeição, ele criou um clube particular que lhe serviria mais como uma espécie de abrigo onde poderia ter livre acesso, algo que nunca conseguiu em qualquer outro lugar.

image2_post5.jpg

image3_post5.jpg

O enredo também conta sobre Eduardo Saverin, brasileiro e melhor amigo de Mark, onde juntos iniciam a criação da rede social. A partir daí que Mark começa a enfrentar alguns inimigos. Inclusive alguns colecionados após tomar um fora de uma garota por quem era apaixonado, transformando em seguida a dor reprimida em um protótipo de seu promissor site. Nesse filme pode-se sentir o cuidado na montagem da história entre flashbacks e momentos atuais nas audiências com os advogados. No meio desse jogo do antes e depois de cada personagem é possível assistir a ótima atuação, destacando Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg e Justin Timberlake como Sean Parker, criador do Napster. Ponto alto também para a trilha sonora de Trent Reznor, aumentando a melancolia vivida pelos personagens.

image4_post5.jpg

image5_post5.jpg

image6_post5.jpg

image7_post5.jpg

image8_post5.jpg

Para quem espera que A Rede Social seja um filme sobre nerds está enganado, ele mostra a trajetória de um garoto que ultrapassou barreiras e que ainda se vê infeliz e impossibilitado à redenção pelo caminho que tomou ao conquistar espaço no Vale do Silício.


Gustavo Araújo

Já tentou escrever um resumo de sua vida várias vezes e não conseguiu. Depois que viu o mundo e não quis mais parar, ficou ainda mais difícil..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Gustavo Araújo