Luiz O. Esteves

A pluralidade é singular, assim como ter certeza é duvidar. Constantemente insatisfeito, para dar movimento...

Sobre guerras e machos-alfa

O que é a liberdade pra você?


“Os animais lutam, mas não fazem guerra. O homem é o único primata que planeja o extermínio dentro de sua própria espécie e o executa entusiasticamente e em grandes dimensões. A guerra é uma de suas invenções mais importantes; a capacidade de estabelecer acordos de paz é provavelmente uma conquista posterior.” (Hans Magnus Enzensberger)

Rousseau, o pai do conceito humano de liberdade, deve se revirar no túmulo a cada má-interpretação de sua filosofia. Bastava que cada rebelde se perguntasse uma coisa: “O homem em estado natural que Rousseau tratava realmente existiu?”

Será que esse estado natural não é exatamente o estado da busca eterna pela aplicação prática do conceito de liberdade?

wpid-bound-with-chains-of-the-spirit-and-of-men11.jpg

Liberdade é ir na contra-mão dos preceitos da tua religião, para não estar preso aos dogmas? É não se casar com alguém que tua religião permite? É ter dinheiro sem precisar trabalhar? Ou é trabalhar com o que se ama para ter dinheiro? Liberdade é ser o dono das terras? O macho alfa da sua tribo? Liberdade é ser criança ou ser adulto?

Talvez, liberdade seja lutar pela pátria que te escarra, suar para ter sustento, casar-se com quem tua religião permite, seguir todos os dogmas… E ter certeza que é assim que se faz o certo. Digo isso, pois não há recompensa social para quem causa revolta. A rebeldia é, enfim, a pior das saídas e a obediência soa como redenção ao cárcere…

Em meio a tudo isso, os machos alfa das tribos mundiais lançam seus mísseis para demonstrar que o seu Deus é maior, mais forte e mais real que o Deus deles. Maquiados com outra terminologia, esses machos alfa já vem há tempos levando toda uma horda de pessoas alienadas, convictas de que os passos do sistema seguem o caminho mais seguro. O problema é que nessas hordas, muitas vezes são arrastados os filhos não alienados da nação. São levados para sofrer lavagem cerebral, para sangrar no campo de batalha. Para provar que o Deus de sua tribo é mais forte que o Deus da tribo inimiga.

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta e que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda” Cecília Meireles


Luiz O. Esteves

A pluralidade é singular, assim como ter certeza é duvidar. Constantemente insatisfeito, para dar movimento....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @destaque, @obvious //Luiz O. Esteves