observatorio

Quem disse que o ócio não pode ser produtivo?

Vagner Oli

Em uma relação séria com a engenharia, às vezes da uma fugidinha com a amante Cinema. Admirador da beleza e inteligencia feminina, poesia, das ideias progressistas, da vida simples e das pessoas com estilo próprio.

Socialmente retardados*

Desde pequenos somos moldados a aceitar para sermos aceitos, convocados a viver a vida da forma que ela é e não da forma que desejamos. A rejeição nos causa pavor, e assim vamos nos rejeitando aos poucos.


Aos que ainda não aprenderam o ABC da vida, sobra a rejeição... viver de sonhos e utopias de um mundo igual a dar opiniões sobre determinado tema que vão de encontro ao senso comum.

rejeicaosocial.jpg

Há uma cartilha de tudo que devem fazer: com quem namorar, qual curso fazer, onde trabalhar, quando casar e ter filhos e como devem ser criados. Para cada coisa tem um guia com as regras estabelecidas, caso não as siga ou não as aprenda você é uma pessoa socialmente retarda, muita vezes popularmente conhecido como otário, às vezes vagabundo ou rebelde, mesmo sem ter roubado ninguém e nem ter começado uma revolta. No nosso mundo falar sobre as injustiças sociais ou o quanto é triste ver uma criança passando fome há quilômetros de distancia ou na esquina mais próxima é algo socialmente correto, trata-los como iguais nem tanto.

14dcabac-3eac-4cfb-820a-941eab7b083d.jpg

A rejeição pode ser sentida nas mais simples discussões que vão desde que tomem certas posições ou dúvidas: porque alguém que tem nível superior tem que ganhar mais que um gari? Por que eu devo amar apenas uma pessoa? Sou a favor do casamento igualitário. E às posições mais conservadora incomodam certas pessoas que pregam a liberdade, por exemplo: alguém que decide se casar virgem...

Essas são típicas opiniões que fazem com que muitos achem você um mal visto socialmente ou louco. E a maior regra de todas do nosso guia social: não é que você não pode fazer algo mal visto socialmente, você pode, apenas faça escondido sem que ninguém descubra, não compartilhe, mesmo que desconfiem não terão provas e tudo ficará ok. A cada dia que passa, a cada ano que viver conteste menos, ligue menos, trabalhe mais, se autopromova e tudo ficará ok. Puxe um pouco de saco quando for necessário, ande com os da sua classe e não se misture com a gentalha. Talvez por isso que dizem que a vida só é dura pra quem é mole... tão fácil seguir a cartilha, como é que alguém não consegue aprende-la? A vida é boa, com coisas ruins, aceite faz parte.... aceite viver como lhe dizem.

346130974_640.jpg

Aos socialmente retardados sobra a indiferença, que só não é diária devido a um escudo, uma cortina criada chamada conformismo, baixamos a guarda, o tom, ao pouco esquecemos quem somos. O que ainda diferencia os socialmente retardados é que não acreditam nesse estilo de vida, em tudo que nos foi posto e imposto, mas aceitamos, pois é difícil contra toda repressão, rejeição que recebemos. Nos guardamos para poucos, mostramos quem somos para quase ninguém; enquanto vamos fingindo, fingindo sermos aceitos, senão isso só resta fugir ou se jogar com muito medo mesmo do que há por vir, mas sendo você.

18856364.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

medo.jpg

*Titulo inspirado no filme Ilha da aventura

Imagens 2 e 4 dos filmes Forrest gump e Into the wild

Imagem 3 clipe Imatation of life - R.E.M


Vagner Oli

Em uma relação séria com a engenharia, às vezes da uma fugidinha com a amante Cinema. Admirador da beleza e inteligencia feminina, poesia, das ideias progressistas, da vida simples e das pessoas com estilo próprio..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @destaque, @obvious //Vagner Oli