observatorio

Quem disse que o ócio não pode ser produtivo?

Vagner Oli

Em uma relação séria com a engenharia, às vezes da uma fugidinha com a amante Cinema. Admirador da beleza e inteligencia feminina, poesia, das ideias progressistas, da vida simples e das pessoas com estilo próprio.

Rede anti-social

"A internet desvendou no google tudo o que busquei nos dicionários a vida inteira. Enciclopédias, cabalas, mapas e posições assimétricas das estrelas. Tudo inútil. O homem só aprende a morte e o silêncio."
Araripe Coutinho


Quem nunca leu, acreditou, xingou, compartilhou ou curtiu uma notícia falsa, sem importância, mandou alguma indireta ou brigou pela rede que atire a primeira pedra. Algo que se espalha com uma incrível velocidade (maior que a velocidade da conexão no país) nas redes sociais exemplo: Facebook e Whatsaap são correntes e notícias fakes que em nada acrescentam e ainda vem carregadas com mensagens de ódio. Exemplo de várias que surgiram antes e durante a eleição e ainda rolam por aí. Aonde que vamos parar assim? Será que todo invento para trazer alguma melhora acaba sendo usado para destruição? E agora a desinformação.

10646660_796591113731373_249587681377341046_n.jpgMedianeiras - Gustavo taretto (2011)

A vida virtual ocupa tanto do nosso tempo que se confunde com a realidade. Se antes tínhamos dúvidas sobre a Matrix, hoje temos certeza que ela existe. Levamos uma vida em frente à tela do pc, tablet, celular. Queremos informações que é o lado bom e encontramos pessoas que nos identificamos e nos aproximamos daqueles que estão longe, mas também queremos likes, queremos ser ouvidos e atenção. Atenção que talvez não tenhamos na vida "real" ou que não buscamos ter, pois como vamos ser ouvidos se não falamos quando estamos cara a cara? Se não ouvimos o outro quando estamos frente a frente. Algumas pessoas se conhecem mais virtualmente: marcam-se em eventos falsos (febre atual do face), em notícias, trailer de cinema, mas quando se encontram na rua nem se cumprimentam, um olha pro outro e fingi que não viu.

10409250_847959675261183_1104917676812846206_n.jpgBirdman - Alejandro González Iñárritu (2014)

Um instrumento que é de imenso valor e realmente facilita muito os afazeres e tarefas diárias, hoje atrapalha tanto. Complica a nossa vida na nossa perda de foco, no tempo perdido, na vida não aproveitada. É ótimo estarmos bem informados sobre o mundo a nossa volta de forma cada vez mais rápida, mas esquecemos de que fazemos parte dele, só observamos e criticamos os desmantelos do planeta. Sendo que em conjunto com as informações, economia de tempo que a internet nos proporciona em diversas atividades e a rápida comunicação. Com todos esses benefícios adquiridos, nós poderíamos aproveitar mais a vida, nos comunicarmos melhor e ser mais participativos e ajudarmos a promover alguma mudança significativa, não mundial, mas quem sabe em seu bairro, colégio, universidade ou apenas ajudando uma pessoa. Como diz a citação do filme a Lista de Schindler: "Quem salva uma vida salva o mundo."Então creio que quem ajuda uma pessoa ajuda o mundo.

Medianeras_Martin.jpgMedianeiras - Gustavo taretto (2011)


Vagner Oli

Em uma relação séria com a engenharia, às vezes da uma fugidinha com a amante Cinema. Admirador da beleza e inteligencia feminina, poesia, das ideias progressistas, da vida simples e das pessoas com estilo próprio..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Vagner Oli