observatorio

Quem disse que o ócio não pode ser produtivo?

Vagner Oli

Em uma relação séria com a engenharia, às vezes da uma fugidinha com a amante Cinema. Admirador da beleza e inteligencia feminina, poesia, das ideias progressistas, da vida simples e das pessoas com estilo próprio.

Natureza silenciosa

"Uma foto pode valer mil palavras, mas um som vale mais que mil imagens, porque o som nos fala a verdade"
Bernie Krause

"Toda vida é interligada."
Rachel Carson


Bernie Krause viveu com os grande nomes da música mundial como Bob Dylan, Steven wonder, The doors, George Harrison entre outros, trabalhou na parte de som de filmes como Apocalypse now, Bebê de Rosemary e Love story e até fez parte de uma banda de folk music chamada The Weavers. Porém nos ultimos 47 anos ele vêm se dedicando há outro tipo de som, mais natural e mais cru, o som da natureza. Krause se especializou em bioacústica e agora grava sons de animais em florestas, pântanos, mares e desertos pelo mundo. Hoje, ele possui um centro de pesquisa dos sons do mundo animal, com mais de quatro mil horas de gravações de 15 mil espécies em seu habitat natural. Uma pesquisa de valor inestimável.

ber.jpg Bernei Krause

Boa parte desses sons infelizmente não se podem ser ouvidos devido crescente degradação da natureza pelo mundo, enquanto o ser humano fala cada vez mais alto, os animais silenciam. “Tudo está mudando por causa do aquecimento global, o nível dos mares e o desmatamento em geral. Metade dos meus arquivos vêm de habitats que ou foram radicalmente transformados pela ação do homem ou já estão em silêncio. Metade desses arquivos você já não pode ouvir de outra forma”, diz. Em entrevista a Revista GALILEU.

berniekrausetidepool.jpg Bernie Krause and Paul Beaver work on “In a Wild Sanctuary”(Wild Sanctuary)

Perguntado nessa entrevista o porque do uso de microfones ao invés de câmeras, dos sons no lugar da imagem, Krause responde que é muito mais fácil enquadrar um habitat e fazer ele parecer saudável, mesmo que ele não esteja o que não acontece com os microfones, pois gravam em 360 graus, mostra uma perspectiva completa.

Krause nos mostra em sua pesquisa que não estamos distante do silêncio descrito por Rachel Carson em seu livro Primavera silenciosa ao qual mostrou, deu voz a natureza que estava silenciando. Nesse livro ela explica o que acontece se a natureza silenciar de vez, a diferença é que se isso acontecer e estamos cada vez mais perto não será apenas uma primavera, serão estações silenciosas, outono, inverno, verão...e aniquilando essas espécies como estamos aniquilando ou deixando serem aniquiladas, estamos nos aniquilando sem perceber e nos silenciando também, pois nós aprendemos a imitar o que ouvimos no mundo ao nosso redor.

rach.jpg Rachel Carson

Em nosso país mesmo há décadas vivemos grandes problemas de desmatamento em nossas florestas e matas, principalmente a Amazônia e não vejo nenhuma protesto de 200 mil ou um milhão de pessoas nas ruas, vai ver porque estamos presos apenas à escutar às nós mesmos, já que a gente não consegue escutar o próximo que é da mesma espécie, quem dirá uma espécie diferente da nossa, quem dirá a natureza, essa que não é ouvida há tanto tempo e que é silenciada todos os dias,todas as estações do ano.


Vagner Oli

Em uma relação séria com a engenharia, às vezes da uma fugidinha com a amante Cinema. Admirador da beleza e inteligencia feminina, poesia, das ideias progressistas, da vida simples e das pessoas com estilo próprio..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Vagner Oli