obversatório

Para versar sobre o que se vê

Rodrigo Sánchez

Ex-voador, hoje estudante de Letras e freela da redação

O Brasil da Copa fora dos gramados

As impressões de um país que existe para além dos holofotes dos gramados através das fotografias de um coletivo convocado pela Magnum Photos e de um minidocumentário sobre a cultura da pipa nas favelas do Rio.


tumblr_n8nwdj6VQC1ted8jco1_1280.jpg © Projeto Offside Brazil, Magnum Photos.

Milhares de histórias ganharam vida dentro e fora dos gramados nas cidades brasileiras que sediaram a Copa entre junho e julho deste ano. Grande parte permaneceu no anonimato, mas uma equipe de nove fotógrafos e dois coletivos de uma das mais importantes agências de fotografia do mundo, a Magnum Photos, recebeu a missão de trazer algumas dessas histórias à tona e retratar o país que continuava a existir longe dos holofotes do maior evento do futebol mundial.

Do campo às periferias, das igrejas aos botecos, o projeto Offside Brazil registrou, enquanto a bola rolava e a vida continuava do lado de fora dos estádios, um pouco do cotidiano de centenas de pessoas em suas rotinas diárias. Crianças, vendedores ambulantes, torcedores emocionados, moradores de rua e traficantes armados, entre outros, foram capturados pelas lentes e pelo olhar sensível dos fotógrafos da Magnum e seus convidados em imagens que transbordam a emoção e a expressividade típicas do brasileiro, dos mais belos aos mais degradantes registros.

tumblr_n7xsk7oHs01ted8jco1_1280.jpg © Projeto Offside Brazil, Magnum Photos.

tumblr_n7bk1zMUWz1ted8jco1_1280.jpg © Projeto Offside Brazil, Magnum Photos.

Ainda que cada autor dê às suas fotografias a identidade do seu próprio recorte, todas as imagens parecem querer comunicar um misto de inquietude e irreverência de um Brasil que, para o bem ou para o mal, pulsa para além do que se vê.

Sem um contexto muito detalhado, a alegria e a tristeza que coexistem nas expressões e nos ambientes fotografados aguçam a curiosidade e convidam para uma apreciação silenciosa que dispensa legendas. As contradições estão vivas e chocam, mas também são capazes de gerar reflexão e, em alguns casos, sorrisos.

tumblr_n7ce679T2m1ted8jco1_1280.jpg © Projeto Offside Brazil, Magnum Photos.

Exercício de sensibilidade capaz de explorar parte da identidade do nosso país, o resultado do projeto com as imagens do coletivo será exibido numa mostra em local e data a serem definidos. Quando e onde quer que seja, uma iniciativa que vale a visita.

Para ter acesso a todas as imagens publicadas, visite o blog ou a fanpage do projeto.

tumblr_n8pr11KlrQ1ted8jco1_1280.jpg © Projeto Offside Brazil, Magnum Photos.

Outras histórias

Ainda graças à repercussão da Copa, ganhou destaque no New York Times o minidocumentário “Kite Fight”, de Guilherme Tensol, sobre a cultura da pipa nas favelas cariocas. Outra obra muito bonita e delicada sobre a identidade de um país que cada vez mais se apresenta diante do mundo como realmente é. Assista.


Rodrigo Sánchez

Ex-voador, hoje estudante de Letras e freela da redação.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //Rodrigo Sánchez