obviousmila

nada obvious

camila mello

que sugere que você leia 'Lavoura Arcaica'.

James Blake - Um menino de Londres

James Blake lança segundo álgum.

A inovação como traço da música produzida na Inglaterra não é novidade. Dentro da minha educação musical, os mais tocados eram Led Zeppelin, Jethro Tull, Peter Gabriel, The Police, Pink Floyd, Beatles e por aí vai (obrigada, mãe e pai!). Com certeza vocês também têm uma lista.

Depois do fenômeno Prodigy, sempre apreciei o eletrônico inglês de longe - principalmente Asian Dub Foundation, Aphex Twin, Massive Attack, Roni Size e Chemical Brothers. De longe porque o rock sempre foi minha paixão maior. Mas um menino de Londres fez com que eu me voltasse pra cena eletrônica inglesa novamente.

jamesblake.jpg

James Blake, 24 anos, produtor e compositor. Começou gravando músicas em seu quarto, e a brincadeira virou um álbum chamado James Blake, lançado em fevereiro de 2011. Causou tanto estardalhaço no meio musical que até eu fiquei sabendo.

James-Blake-Album-Cover.jpg

É uma obra cheia de silêncios, ecos e sussurros. Tem aquele tipo de clima que ou combina com o seu mood do dia, ou não tem como ouvir. Já utilizei esse CD como um meio pra me acalmar, prestar mais atenção em mim, inúmeras vezes. Se não conhecem, a música Limit to Your Love é uma boa introdução.

Há poucos dias, Blake lançou seu segundo álbum, Overgrown.

jamesblake_overgrown.jpg

Ainda estou naquele momento de degustação da novidade, e convido vocês a me acompanharem, começando pelo clipe de Retrograde (dica da Rejane: escutem no último volume).

Acho a estética desse novo trabalho muito interessante. Assim como no primeiro, o tom azul prevalece na capa, Blake ao centro. Nos clipes, há sempre uma penumbra, objetos que flutuam e uma sensualidade muito sutil. Tudo parece contribuir para o clima melancólico e intimista do trabalho de Blake. Não acho que seja um som fácil, porém é bem-feito, é cuidadoso e tristemente bonito - uma expressão que já usei inúmeras vezes pra explicar porque gosto tanto de Radiohead.

A  página do rapaz é http://jamesblakemusic.com/. E obrigada, Inglaterra, por tanta música boa!


camila mello

que sugere que você leia 'Lavoura Arcaica'..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/música// @destaque, @obvious //camila mello