oficina da imaginação

É difícil imaginar qualquer coisa simples

Luciano Oliveira

Mais ou menos designer e blogueiro, recém formado em #Marketing e entusiasta da comunicação digital. Curioso por natureza e investigador das tendências e tecnologias disruptivas. Acredito que para ser feliz é preciso hackear a vida e não se acomodar.

Empurrando depressão para a motivação

E então você se pergunta se o objetivo ainda vale a pena. Talvez você esteja em um buraco - um revés temporário que vai fazer você ficar melhor se você insistir.


Empurrando a depressão.jpg

Um amigo meu que é oficialmente um adulto em questão de dias, está enfrentando uma pequena crise: o projeto em que está trabalhando não está indo bem, e ele está ponto de desistir, não só no projeto, mas da carreira que ele estava animado há pouco tempo.

Eu posso sentir a mistura horrível de desânimo, decepção, dificuldade, desespero, que ele deve estar sentindo, porque eu já senti isso também.

É como um soco no estômago sempre que projetos ou novos empreendimentos não vão bem.

Eu desisti e senti a decepção em mim mesmo.

E eu tenho sido empurrado por este desânimo e me sinto muito melhor. Empurrar é sempre a melhor saída.

Então, eu estou aqui para falar sobre como empurrar o passado que se chama depressão - a crise que as vezes bate à nossa porta e torna as coisas tão difíceis, o que antes era (às vezes) o lugar onde as coisas estavam indo bem.

Como sabemos se estamos em uma recessão ou se devemos simplesmente desistir? Não há nenhuma maneira de saber o futuro.

Há momentos em que há um monte de bons indicadores de que você deve parar - os clientes não estão a responder, o mercado não suporta o seu trabalho, há melhores oportunidades. Mas o sentimento que você tem quando você está em um mergulho não é um bom indicador de que é hora de parar.

Como fazer passar

O que você faz se você está desmotivado e decepcionado? Se as coisas não estão indo bem e você quer desistir, porque é tão difícil? Quando você está confuso e oprimido?

Fazer passar.

Este é o momento quando você pode mostrar-se do que realmente é feito: você pode preparar-se para uma carga pesada, coloque a cabeça para baixo, e empurre, como se você estivesse tentando levantar a barra na parte inferior através de um agachamento pesado.

Como empurrar quando você não se sente motivado?

Você deve começar a se mover. Tome apenas um passo, qualquer passo, um pequeno passo. Movimento gera movimento. Uma vez que você começar a se mover, mesmo que seja apenas um pouco, você irá se sentir melhor, você irá notar que é capaz e vai desejar mover-se ainda mais.

Abrace a incerteza e o desconforto. Muita gente evita essas duas coisas, mas sem elas, você nunca fica bom em qualquer coisa. Você nunca aprende nada de bom. Abrace essas coisas e cresça.

Você precisa começar a se mover, porque você não quer deixar sua vida ser governada pelo medo. Você não quer dar-se a cada vez que você enfrenta a resistência.

Você deve deixar-se ser movido pela curiosidade: querendo saber se ela gostaria de passar por isso, force o desconforto. Você quer saber como este capítulo termina. Você quer aprender mais sobre si mesmo.

Faça uma pausa e lembre-se da primeira razão que o fez tentar sair do lugar: não é para o sucesso pessoal, mas para ajudar as pessoas, para fortalecer a si mesmo, para inspirar os outros, para tornar a vida de alguém um pouco melhor, para colocar um sorriso em seu rosto. E então você se pergunta: o que é mais importante, a razão para fazer este projeto, ou o seu conforto pessoal? E você percebe que o seu conforto pessoal pouco importa neste caso.

Você deve mesmo com suas poucas forças empurrar, porque cada vez que você enfrenta a incerteza e o desconforto, no futuro, você passa a saber que você é bom o suficiente para fazer passar.

Dê o primeiro passo agora, sem pensar, sem hesitação. Você tem isso em você.


Luciano Oliveira

Mais ou menos designer e blogueiro, recém formado em #Marketing e entusiasta da comunicação digital. Curioso por natureza e investigador das tendências e tecnologias disruptivas. Acredito que para ser feliz é preciso hackear a vida e não se acomodar..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Luciano Oliveira
Site Meter