oficina da imaginação

É difícil imaginar qualquer coisa simples

Luciano Oliveira

Mais ou menos designer e blogueiro, recém formado em #Marketing e entusiasta da comunicação digital. Curioso por natureza e investigador das tendências e tecnologias disruptivas. Acredito que para ser feliz é preciso hackear a vida e não se acomodar.

Superando o medo de escrever

Ainda tenho pequenos arrepios de nervosismo quando vou apertar o botão "Publicar" em qualquer post, e medos maiores ainda quando penso que um dia vou publicar um livro impresso ou mesmo um ebook.


Superar medo escrever.jpg

Escrever para o público é como falar em público, se você estiver fazendo certo. Você está desnudando sua alma para que todos possam julgar e há poucas coisas tão assustadoras assim.

Mas eu estou aqui para lhe dizer que não é apenas factível, vale a pena o esforço para superar esse medo.

Algumas pessoas me escreveram recentemente me perguntando sobre meus quando escrevo meus artigos para blogs. Uma pessoa disse que apagou seu blog porque achava que o que tinha escrito era muito “xoxo”. Ela disse: "Eu pensei que seria ótimo se você pudesse compartilhar como colocar-se lá em público e não se preocupar com isso."

Bem, eu gostaria de poder compartilhar o segredo para não se preocupar em colocar a sua escrita em público, mas eu não acho que esse segredo exista. É sempre assustador.

E ainda assim eu consigo fazê-lo quase todos os dias. Veja como.

Eu escrevo para uma pessoa. É impossível escrever para milhares de pessoas ao mesmo tempo - isso é como tentar ter uma conversa com um estádio cheio de pessoas. Então, em vez disso, siga o conselho de Vonnegut para escrever para um leitor (para ele era sua irmã). Para mim, é muitas vezes diferentes pessoas com quem me importo (minha esposa, meus futuros filhos rsrsrs, um amigo, um leitor específico com um problema). Eu tento escrever como se eu estivesse falando diretamente para eles e mudo o estilo um pouco para se adequar ao estilo de um blog. Esta é uma vantagem nem tanto assustadora - você está apenas conversando com uma pessoa.
Comece com um público pequeno. Quando eu comecei a escrever meus únicos leitores eram minha esposa e poucos amigos (melhorou graças a vocês!). Não foi muito assustador escrever para eles. Então eu tenho mais alguns leitores, mas a essa altura o meu nível de conforto só cresceu e o medo não era tão esmagador. Uma das grandes coisas sobre blogs para os escritores é que o seu nível de conforto cresce à medida que o público aumenta.
Superar a ideia de perfeição. Nós congelamos quando pensamos na idéia de que precisamos escrever o "perfeito" post de um blog ou um livro, de modo que queremos pensar muito bem de nós ou nossos escritos. Eu estou te dizendo agora: ainda não está tão perfeito como eu gostaria. Nem todos vão pensar que você está escrevendo é o máximo. E isso é bom. Se você aceitar que haverá algumas coisas que você faz que são boas e outros que são menos do que bom, isso é parte de ser um humano ... você pode abraçar um leque maior de possibilidades. Você não tem que marcar um gol a cada toque para que os leitores.
Ser motivado por aprender. Por que você deve mesmo tentar escrever quando é tão assustador? Porque se você não fizer as coisas que você tem medo, você nunca aprenderá nada. O melhor aprendizado vem quando você tentar algo que você não sabe como fazer e comete erros e então, aprende como corrigir esses erros. E em seguida, repita. Se você quer segurança não desista de aprender.
Ser motivado por ajudar. Eu escrevo porque as pessoas têm dito que é útil. Eles gostam de ver como alguém resolveu um problema, ou que é possível até mesmo superar, ou pelo menos eles gostam de saber que existem outras pessoas lá fora passando pela mesma coisa. Quando as pessoas me dão esse tipo de feedback, eu me sinto ótimo e fico ansioso para fazer esse tipo de coisa assustadora novamente.

Escrever é transformador. Pode muda-lo assim como também o seu leitor. Você recebe o feedback do leitor e aprender com eles. Você fica com a responsabilidade e você tem que refletir sobre o que você está aprendendo. Você se torna maior a partir da tentativa de superar o medo.

Não tem havido uma maior realização da minha vida do que superar o medo da escrita para todos vocês.


Luciano Oliveira

Mais ou menos designer e blogueiro, recém formado em #Marketing e entusiasta da comunicação digital. Curioso por natureza e investigador das tendências e tecnologias disruptivas. Acredito que para ser feliz é preciso hackear a vida e não se acomodar..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Luciano Oliveira