olhar sociocultural

Cultura Social na Arte, Fotografia e História

Caio Proença

Historiador, Fotógrafo, Mochileiro...

Caminho da Liberdade

"Uma das mais extraordinárias e heróicas histórias de qualquer tempo." Chicago Tribune.


Liberdade: sf (lat libertate) Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. Condição do ser que não vive em cativeiro. Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão....

snow-storm-in-the-way-back.jpg

thewayback03.jpg

O nascimento da ideia de Liberdade na Grécia e a história da primeira democracia em Atenas de Péricles, Sócrates e Sófocles nos mostra o início de um conceito que é buscado ainda hoje por muitos. O status e significado de Liberdade em ambas Romas Republicana e Imperial, e as novas formas de Liberdade que floresceram do legado Romano é visto nas principais leis e códigos civis da atualidade. A liga de Jesus, São Pedro, e Cristianismo que floresce a Liberdade, e o Cristão visto como um real significado para a Liberdade Humana foi um meio que proliferou-se mundo a fora, e é presente ainda nos nossos dias. As colonias Americanas que resistiram à Inglaterra, Espanha, Portugal, Holanda e França comandam a sua decisão para declarar independência, buscando a cima de tudo Liberdade. As batalhas de pessoas livres contra as injustiças domésticas e ditatoriais durante o século XX e algumas questões sobre a Liberdade ainda são discutidas na entrada do século XXI.

Desde que o homem é homem, a Liberdade é buscada. A história de um homem foi contada em seu livro, e depois filme, "The Way Back". Slawomir Rawicz era um tenente Polonês que foi preso durante a Invasão Soviética na Polônia, no ano de 1939. Foi levado para um campo de trabalhos forçados, chamados de Gulag. Seu objetivo de vida a partir daquele momento era: obter Liberdade. Contando com a estatística, cerca de 1,5 milhões de pessoas foram capturadas pelo exército soviético e retidas nestes campos de trabalho forçado.

gulag.jpg

Quanto pode durar um homem enfraquecido pela tortura física e psicológica? Malnutrido, soterrado nos próprios excrementos, dia após dia tentado pela promessa de liberdade em troca de uma falsa confissão? Preso pelos soviéticos durante a divisão russo-germânica da Polônia, ele foi brutalmente espancado para confessar seu suposto papel como espião. Após sua prisão, alianças e amizades são feitas.

Com a ajuda e a companhia de mais seis prisioneiros, ele escapa, em 1941, do campo de Yakutsk. A pé, numa inacreditável jornada pelas regiões mais inóspitas do planeta, munido de apenas um machado e uma faca, o grupo deixa a Sibéria. Eles cruzam a China, o deserto de Gobi e transpõem os Himalaias, até entrar na Índia...

Quantos sobreviventes? Quantos quilômetros percorridos? Com temperaturas abaixo dos -40ºC, com falta de comida, e após disto, um dos mais perigosos e inóspitos desertos do mundo deve ser atravessado. A falta de água, a morte de amigos que recém foram conhecidos e que serão lembrados para a vida inteira, o encontro de miragens e realidades. Entre desertos de neve e de areia, o Himalaia, as civilizações mais remotas e gentis do mundo, a liberdade é caçada.

the-way-back-movie-photo-10.jpg

"De repente senti-me privado de amigos e de tudo, tão desolado e sozinho quanto um homem pode ser." São palavras de Slawomir. Uma história épica, mas semelhante à de muitos homens que procuram a liberdade ainda hoje. Para muitos, a Liberdade não é concedida, e para outros ela nem mesmo é procurada. O que é a liberdade hoje para você? Uma representação de ter independências pessoais? Algumas vezes podemos parar e pensar nisto, pois trabalhamos dia e noite para obter o que? Dinheiro?

Talvez seja um conceito para nos manter acordados, pois muitos não saberiam o que fazer com ela.

the-way-back-trailer-4-11-10-kc.jpg

2011_the_way_back_030.jpg


Caio Proença

Historiador, Fotógrafo, Mochileiro....
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/Cinema// @destaque, @obvious //Caio Proença