olho sobre tela

Arte Contemporânea: Mercado, Feiras e Acontecimentos.

Bruno Assumpção

Entusiasta e colecionador de Arte Contemporânea.
www.olhosobretela.com

  • 11929737772646.jpg
    Rut Blees Luxemburg: a la Brassaï
    Rut Blees Luxemburg impressiona pela suas imagens noturnas cheias de poesia e pelo esmero técnico em suas fotografias. Brassaï foi um fotógrafo histórico (década 30) que ficou famoso por suas fotos noturnas de Paris. Nelas Brassai, apenas com a ...
  • bernard4.jpg
    Bernard Frize: Hipnotizante
    Bernard Frize gosta de criar processos industriais (ou que a isso se parecem) para suas pinturas. Sempre que deparo com uma obra dele, por alguns segundos o olhar continua passeando pela obra como que hipotizado. É interessante ver ao vivo, mas as ...
  • artwork_images_425114751_728436_-liubolin.jpg
    O Homem Invisível

    Liu Bolin é um homem invisível. Pelo menos é assim que ele se sentia na China com a opressão do regime e a cultura reinante. Por isso resolveu desaparecer na paisagem chinesa e depois mundial, se camuflando com pinturas em seu próprio corpo.

  • muestra-proa-axel-hutte-1.jpg
    Axel Hutte: o menos badalado dos fotógrafos da Escola de Dusseldorf

    Axel Hutte é um artista com pedigree. Estudou com os famosos Bernd e Hilla Becher em Dusseldorf e junto com Andreas Gursky, Candida Hofer, Thomas Ruff e Thomas Struth faz parte dos famosos fotógrafos da Escola de Dusseldorf.
    Mas apesar de pertencer a um time estrelado, seu reconhecimento internacional é menor que o dos seus pares. Ele é pouco badalado no circuito internacional. Já fiz um artigo sobre esses fotógrafos de Dusseldorf, mas agora é hora de focar em um que merece ser colocado no mesmo patamar que os outros.

  • screen-shot-2012-03-29-at-20-49-34.png
    Arte no Brasil: Mercado em Alta

    Muita gente está encarando o mercado de obras de arte como investimento. Pesquisa feita durante a TEFAF (Feira de arte de Maastricht) revelou que 10% dos colecionadores colocam o retorno financeiro em primeiro lugar na hora de comprar uma obra. E vários fundos de investimento focados em arte pipocam pelo mundo, até no Brasil criaram um Fundo Brazil Golden Art com previsão de 40 milhões de reais em compras de arte contemporânea.

  • img_3106.jpg
    Fotografia é Arte?
    "Na antiguidade grega, a arte não era outra coisa senão tekhné, técnica ou destreza. A acepção literal de arte é, portanto, a designar habilidade, técnica ou modo. Até a Idade Média os artistas eram considerados trabalhadores manuais." ...
  • 5.jpg
    A Arte evoluiu e a Música e o Cinema regrediram?
    Tive uma epifania. Talvez possa estar falando a maior bobagem do mundo, mas minha impressão é que a música e o cinema regrediram enquanto a artes visuais continuaram sua evolução frenética, iniciada pelos impressionistas. Vejamos, no século ...
  • 93_001 (Custom).jpeg
    Os Limites da Apropriação na Arte

    Que a apropriação é usada e abusada por artistas contemporâneos não é novidade. A definição de apropriação é o uso emprestado de elementos para a criação de uma obra de arte. Pode ser desde objetos banais até outras obras de arte. E aí que entramos em um terreno um pouco nebuloso. Até que ponto uma obra pode ser considerada como apropriação ou apenas plágio?

  • image004.jpg
    Os Artistas do Mundo Fashion

    Até que ponto os fotógrafos que deixaram sua marca no mundo da moda podem ser considerados artistas?

  • 20110315210315118.jpg
    O cinematográfico Gregory Crewdson

    Gregory Crewdson é um artista que faz fotos que parecem saídas de filmes, com luz, dramaticidade e cenários especialmente preparados. Suas fotos são impressas em grande escala, como convém as fotografias contemporâneas.

  • foto07.jpg
    O Passar do Tempo na Arte Contemporânea

    “Existia contudo, aos seus olhos [de Naphta, um jesuíta anticapitalista], uma exploração mais nefanda ainda: a do tempo, a monstruosidade de se fazer pagar um prêmio pelo simples transcurso do tempo, esse prêmio que são os juros, e de se abusar dessa forma, para vantagem de uns e para prejuízo de outros, de uma instituição divina e geral, o tempo.” Thomas Mann (A Montanha Mágica, pág. 549)

  • 08.jpg
    Vik Muniz: o Gênio Popular

    “Não acredito na separação entre o popular e o inteligente, como se fossem coisas antagônicas”. Vik Muniz.

  • cildo.jpg
    Polêmica: Artistas e o Mercado

    Artistas são seres livres, que gostam de pensar diferente e precisam de tempo livre para criar. O Mercado (galerias e leilões) gostam de transformar tudo em mercadoria e pressionam por mais produção, por mais rapidez. Seria o Mercado um problema no desenvolvimento artístico? Na minha opinião não. Explico rapidamente o porquê.

  • 1276224585-conservapedia.jpg
    A Mcdonaldização dos Museus

    Para angariar mais fundos, os museus famosos do mundo estão criando franquias. Licenciam sua marca e em troca emprestam peças e ajudam na aquisição de novas obras. E as cidades, por saberem do enorme potencial turístico que nomes como Guggenhein ou Louvre carregam, investem pesado para conseguir esses museus.

  • inhotim07.jpg
    Inhotim: a Disneylândia das Artes

    O Inhotim, localizado a uma hora de Belo Horizonte/Brasil, parece um pouco com os parques temáticos da Disney. Enorme, com estacionamento para milhares de carros, restaurantes e lanchonetes variados ao longo do "parque" e atrações espalhadas por jardins impecáveis.