olho sobre tela

Arte Contemporânea: Mercado, Feiras e Acontecimentos.

Bruno Assumpção

Entusiasta e colecionador de Arte Contemporânea.
www.olhosobretela.com

A Escola de Düsseldorf

Os fotógrafos alemães são conhecidos pelo seu esmero técnico e pela perfeição na composição de suas fotos. Mas é um seleto grupo de artistas alemães que levou a fotografia a ser tão respeitada hoje em dia.


Eles são conhecidos como os alunos de Bernd e Hilla Becher ou os artistas da Dusseldorf School. Bernd e Hilla Becher fotografaram o funcionalismo na arquitetura e queriam trazer a atenção para a dimensão cultural da arquitetura industrial.

Os seus discípulos Andreas Gursky, Axel Hutte, Thomas Ruff, Thomas Struth e Candida Hofer levaram a fotografia a um outro patamar, fazendo impressões em grandes formatos e buscando um trabalho pictórico, nas mesmas tradições do romantismo alemão. O contraste de cores e a perfeição da composição trouxeram grande fama a esses artistas.

Suas impressões em grandes formatos como 2X3 metros em uma qualidade nunca antes vista catapultou a fotografia para o mesmo patamar das pinturas na arte contemporânea.

andreas_gursky-kuwait-se-2007.jpg Andreas Gursky

candidaHofer.png Candida Hofer

thomas_ struth.jpg Thomas Struth

Thomas__Ruff_Haus_no.102.jpg Thomas Ruff

101817b.jpg Axel Hutte

Para corroborar essa importância, no final de 2011 a obra Rhein II de Andreas Gursky atingiu 4,3 milhões de dólares na famosa casa leiloeira Christies em Nova Iorque. Ela tem 190X360 cm e foi feita em 1999 em uma edição de 6. Uma foto típica do romantismo de paisagem: andreas-gursky-rhein-ii.jpg

Deixo aqui o endereço do meu blog: olhosobretela.com


Bruno Assumpção

Entusiasta e colecionador de Arte Contemporânea. www.olhosobretela.com.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Bruno Assumpção