olho sobre tela

Arte Contemporânea: Mercado, Feiras e Acontecimentos.

Bruno Assumpção

Entusiasta e colecionador de Arte Contemporânea.
www.olhosobretela.com

O maior pintor vivo: Gerhard Richter

Realmente é a fotografia e o vídeo que têm roubado a cena na arte contemporânea. Mas muita gente ainda não concorda que essas são formas de arte tão importantes como a pintura e a escultura. Então, já que a pintura ainda é a rainha das artes, é a vez de falar sobre o maior pintor vivo: Gerhard Richter.



Gerhard Richter tem pinturas magníficas como as postadas abaixo. Ele trás uma renovada fé na pintura em pleno século XXI. Richter já trabalhou com fotografia e bebeu nas fontes do expressionismo abstrato, mas é difícil rotular sua obra. Alguns dizem que é neo-expressionista, o que não concordo muito, já que é uma feita com toques minimalistas. O fato é que são belíssimas.

artwork_images_75830_465038_gerhard-richter.jpg

gerhard-richter-05_preview1.jpg

gerhard-richter2.jpg

Richter está tão em voga (ou "hot" como os americanos falam dos artistas em evidência) que o Citibank fez um relatório indicando o "investimento" em suas pinturas, o comparando com Picasso, de Kooning e Warhol. O Citibank até compilou esse gráfico:

richter1.jpg

Abaixo trailer do documentário sobre o seu processo de produção:

Richter terá uma retrospectiva em breve no Centre Pompidou em Paris. Uma mostra imperdível para quem estiver por lá.

Um fato interessante é que em 2009 a Receita Federal do Brasil apreendeu um quadro de Richter avaliado em R$ 3,6 milhões (valor de 2001, certamente defasado), devido a entrada no país com valor declarado de apenas 1.200 dólares, o que é considerado contrabando. O quadro hoje faz parte do acervo do governo, uma pena, pois poderia ter sido doado a algum museu sério. Abaixo a bela obra.

10116299.jpeg

Mais em: olhosobretela.com

Bruno Assumpção

Entusiasta e colecionador de Arte Contemporânea. www.olhosobretela.com.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v1/s
 
Site Meter