Felipe Gaúcho

acha que o lar do passarinho é o ar, em vez do ninho; sente-se nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo; e não vê problema em emprestar citações alheias.

5 Séries Fotográficas Que Comparam A Vida de Crianças Ao Redor do Mundo

Já parou pra pensar em como são os quartos de crianças mundo afora? Em qual é a profissão dos sonhos de pequenos em diversos cantos do planeta? Nas diferenças entre os brinquedos que colorem as infâncias aqui no Brasil, na Indonésia, ou na Rússia? Prepare-se: estas 5 séries fotográficas vão te encher os olhos e fazer pensar.


series 0.jpg Monges asiáticos se divertem em um riacho qualquer.

1 - Diga-me com que brincas, e te direi quem és

Gabriele Galimberti é um fotógrafo acostumado a projetos multiculturais. Ele já produziu uma série retratando avós junto a suas especialidades culinárias, e, dessa vez, pediu para crianças de diversos países posarem ao lado de seus brinquedos favoritos. O resultado escancara a universalidade de alguns joguetes, fazendo, ao mesmo tempo, uma ode às diferenças que tornam única a infância em cada lugar. Veja a série Toy Stories AQUI.

series 1.jpg Garota africana com sua coleção de óculos escuros.

2 - O que você quer ser quando crescer?

Ho Quang fez essa pergunta a 10 crianças vietnamitas, e colocou cada uma delas dentro do cenário que materializava seus sonhos para o futuro. Os pequenos - aspirantes desde a cantor de ópera, até a livreiro - foram postos em locais deslumbrantes e protagonizaram uma série de cair o queixo. Veja a série Untold Stories AQUI.

series 2.jpg Onde eu moro, não é tão comum sonhar em ser cantor de ópera quando crescer.

3 - A carroça na frente dos bois, e o tuk-tuk na frente da carroça

Esse projeto, apoiado pela UNESCO e tocado por vários fotógrafos, coloca em evidência o cotidiano de crianças de diversos países, mostrando o caminho que percorrem para ir até a escola. Canoas e jegues são só alguns dos meios de transporte utilizados: a série é um bom remédio para esmagar preconceitos e nos fazer acordar com mais disposição na próxima segunda-feira de manhã. Veja a série Journeys to School AQUI.

series 3.jpg Em zonas instáveis, o trajeto até a escola pode ser mais perigoso que uma caminhada matinal.

4 - Lar, doce lar

A premissa que norteou o projeto de James Mollison é tão simples quanto poderosa: como são os quartos de meninos e meninas em diversos cantos do planeta? O fotógrafo embarcou numa jornada ao redor do globo, visitando e registrando o espaço mais íntimo das crianças que encontrou em dezenas de países. A empreitada virou um livro, mas grande parte da série Where Children Sleep pode ser conferida AQUI.

series 4.jpg Esse cômodo não se parece muito com o quarto idealizado por muitos durante a infância.

5 - Um, dois, três, e... já!

Estritamente falando, esta não é uma série, mas uma seleção de imagens feita pelo Hypeness. Produzidas por diversos fotógrafos, as cenas revelam brincadeiras e atividades ao ar livre performadas por crianças da Rússia, da Estônia, do Vietnã e de outros lugares. Vale muito a pena conferir, clicando AQUI

series 5.jpg Cena mágica captada no dia-a-dia de crianças indonésias.


Felipe Gaúcho

acha que o lar do passarinho é o ar, em vez do ninho; sente-se nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo; e não vê problema em emprestar citações alheias..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Felipe Gaúcho